Grounded Theory e os Estudos de Linguagem: uma releitura

Autores

Palavras-chave:

Grounded theory; Estudos de Linguagem; Releitura.

Resumo

Em tom ensaístico, almejo com este texto obsequiar aos leitores com uma releitura crítica e reflexiva dos princípios norteadores da Grounded Theory e suas potencialidades no campo dos Estudos de Linguagem. Visto que a teoria em tela se arroga como sendo neutra sob os prismas ontológico e epistemológico, penso que um alinhamento com os Estudos de Linguagem pode contribuir para uma melhor (ou outra!?) compreensão do fenômeno que nos propomos a investigar com o fito de aliviar as dores sociais da contemporaneidade. Entendo que toda pesquisa social nasce de uma inquietação, um incômodo, da constatação de dores individuais ou coletivas que operam na tessitura social e que demandam uma intervenção imediata. Enquanto pesquis-a-dor ontológica e socialmente orientado, meu anseio é contribuir para o alívio dessas dores ou “privações sofridas [a fim de] produzir leveza de pensamento e modificar a precariedade da existência” dos atores envolvidos em nossos loci de pesquisa, cf. Rojo (2013, p. 65).

Biografia do Autor

Rubens Lacerda de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente, pesquisador e coordenador da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Líder do Grupo de Pesquisa GIEL/CNPq e pesquisador do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

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Publicado

2019-07-12