Análise da formação acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do uso de técnicas multivariadas

Autores

  • Igor Vasconcelos Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Leticia Pedroso Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2567

Palavras-chave:

Formação Acadêmica, IFSP, Técnicas Estatísticas Multivariadas

Resumo

A formação acadêmica dos docentes desempenha um papel crucial na qualidade da educação formal, dada a relação direta entre a qualidade da educação e a qualificação dos educadores. Este estudo tem como objetivo caracterizar e agrupar os campi do IFSP em relação aos níveis de formação acadêmica dos docentes. Utilizaram-se técnicas estatísticas multivariadas, incluindo análise de componentes principais, análise fatorial e análise de agrupamento, para fornecer uma visão abrangente do ambiente educacional. Foram analisadas quatro variáveis: graduação, especialização, mestrado e doutorado. Os resultados indicaram dois componentes principais: um representando docentes com formação stricto sensu e outro com docentes graduados e especialistas. A análise fatorial confirmou esses achados, destacando a influência do reconhecimento de saberes e competências na política de retribuição por titulação. A análise de agrupamento resultou em dois modelos: um com quatro grupos, baseado em saltos no dendrograma, e outro com três grupos, conforme os índices de Calinski-Harabasz e Hartigan.

Biografia do Autor

Igor Vasconcelos Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Leticia Pedroso Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Carlos (2018), graduação em Pedagogia pela FAEL (2020), graduação em Administração Pública pela ESAB (2022) e graduação em Administração pela ESAB (2023). Pós graduação em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012), em Administração Pública Municipal pela UTFPR (2020) e em Atendimento Educacional Especializado pela UNIBF (2023). Mestra em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo (2022). Atuou na área ambiental de assentamentos estaduais na Fundação ITESP entre 2011 e 2014. Atua no IFSP Câmpus Capivari desde 2014 como técnica em assuntos educacionais (TAE), tendo atuado como Coordenadora da Coordenadoria de Apoio ao Ensino, Diretora Adjunta Educacional do IFSP Capivari e atualmente exerce o cargo de Diretora-Geral do Campus.

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Diário Official de 26/9/1909, Página 6975, Rio de Janeiro, RJ, 1909.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União de 23/12/1996, Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União de 30/12/2008, Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal [...]. Diário Oficial da União - Seção 1 de 31/12/2012, Página 1, Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Pesquisa Educacional: capacitação de professores melhora em até 70% desempenho de alunos. Educação & Ciência, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Expansão da Rede Federal, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 29 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 713, de 8 de setembro de 2021. Estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Colégio Pedro II [...]. Diário Oficial da União - Seção 1 de 10/09/2021, Página 73. Brasília, DF, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Resolução CPRSC/SETEC 01/2014, de 21 de fevereiro de 2014. Estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, por meio de processo avaliativo especial. Disponível em: https://progep.ufu.br/legislacao/resolucao-cprscsetec-012014-que-institui-o-regulamento-do-cprsc. Acesso em: 22 jul. 2024.

BRAULT, M. A Formação do Professor para Educação Básica: perspectivas. Cadernos Educação Básica. Série Inovações 6. Brasília: MEC/UNESCO, 1994.

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, 2007.

HAIR, J. F.; BLACK, B.; BABIN, B.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados [recurso eletrônico]. tradução Adonai Schlup Sant’Anna (6ª ed.). Porto Alegre, RS: Bookman, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). São Paulo: IFSP, 2019. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/yxtwKgEYfZs4ZCg#pdfviewer. Acesso em: 22 jul. 2024.

JOHNSON, R. A.; WICHERN, D. W. Applied Multivariate Statistical Analysis. (6ª ed.). New Jersey: Prentice Hall, 2007.

KAISER, H. F. The varimax criterion for analytic rotation in factor analysis. Psychometrika, v.23, n.3, 1958.

LOBO NETO, F. J. S. O discurso sobre tecnologia na “tecnologia” do discurso: discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2006.

MAGNUSSON, W. E.; MOURÃO, G. Estatística sem matemática. Londrina, PR: Planta, 2003.

MANLY, B. F. J. Métodos Estatísticos Multivariados: uma introdução (3ª ed). Porto Alegre, RS: Bookman, 2008.

NASCIMENTO, M. M.; CAVALCANTI, C.; OSTERMANN, F. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Brasília, v. 101, n. 257, jan./abr. 2020, p. 120-145.

PACHECO, E. M. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Moderna, 2011. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC: PNP 2021 v.2 - Ano Base 2020, 2022. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2021.html. Acesso em: 14 fev. 2022.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. (8ª ed.). Campinas: Autores Associados, 2003.

SHIMAKURA, S. E. Interpretação do coeficiente de correlação. Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG), UFPR, 2006. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~silvia/CE003/node74.html. Acesso em: 20 fev. 2022.

SILVA, P. V.; BRANCAGLIONI, V. A.; SILVA, C. M. R.; DIAS, C. T. S; SAVIAN, T. V. Análise do nível de escolaridade e formação acadêmica dos docentes da educação básica do Brasil no ano de 2017 por meio do uso de técnicas multivariadas. Sigmae, Alfenas, v.8, n,2: Edição especial, 2019.

SILVA, A. R. Métodos de Análise Multivariada em R. Piracicaba, FEALQ, 2016.

VASCONCELOS, M. L. M. C. Formação docente e qualidade da educação: um binômio inseparável. Verbum - Cadernos de Pós-Graduação, N. 4, 2013.

Downloads

Publicado

11/11/2024

Como Citar

NOGUEIRA, I. V.; RAMOS, L. P. Análise da formação acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do uso de técnicas multivariadas. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, p. e024004, 2024. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2567. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2567. Acesso em: 18 nov. 2024.