Análise da formação acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do uso de técnicas multivariadas

Autores

  • Igor Vasconcelos Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Leticia Pedroso Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2567

Palavras-chave:

Formação Acadêmica, IFSP, Técnicas Estatísticas Multivariadas

Resumo

A formação acadêmica dos docentes desempenha um papel crucial na qualidade da educação formal, dada a relação direta entre a qualidade da educação e a qualificação dos educadores. Este estudo tem como objetivo caracterizar e agrupar os campi do IFSP em relação aos níveis de formação acadêmica dos docentes. Utilizaram-se técnicas estatísticas multivariadas, incluindo análise de componentes principais, análise fatorial e análise de agrupamento, para fornecer uma visão abrangente do ambiente educacional. Foram analisadas quatro variáveis: graduação, especialização, mestrado e doutorado. Os resultados indicaram dois componentes principais: um representando docentes com formação stricto sensu e outro com docentes graduados e especialistas. A análise fatorial confirmou esses achados, destacando a influência do reconhecimento de saberes e competências na política de retribuição por titulação. A análise de agrupamento resultou em dois modelos: um com quatro grupos, baseado em saltos no dendrograma, e outro com três grupos, conforme os índices de Calinski-Harabasz e Hartigan.

Biografia do Autor

Igor Vasconcelos Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Leticia Pedroso Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Carlos (2018), graduação em Pedagogia pela FAEL (2020), graduação em Administração Pública pela ESAB (2022) e graduação em Administração pela ESAB (2023). Pós graduação em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012), em Administração Pública Municipal pela UTFPR (2020) e em Atendimento Educacional Especializado pela UNIBF (2023). Mestra em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo (2022). Atuou na área ambiental de assentamentos estaduais na Fundação ITESP entre 2011 e 2014. Atua no IFSP Câmpus Capivari desde 2014 como técnica em assuntos educacionais (TAE), tendo atuado como Coordenadora da Coordenadoria de Apoio ao Ensino, Diretora Adjunta Educacional do IFSP Capivari e atualmente exerce o cargo de Diretora-Geral do Campus.

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Publicado

11/11/2024

Como Citar

NOGUEIRA, I. V.; RAMOS, L. P. Análise da formação acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do uso de técnicas multivariadas. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, p. e024004, 2024. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2567. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2567. Acesso em: 5 dez. 2024.