O projeto Clube do Empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2561Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação empreendedora, Desenvolvimento regional, Ideias de negocioResumo
Desenvolver os talentos individuais orientados ao empreendedorismo é uma missão com a qual a educação empreendedora pode contribuir, sendo uma das vertentes possíveis para a inserção dos estudantes nos mundos produtivo e profissional. Conjugar a experiência vivenciada com as teorias desenvolvidas em sala de aula pode estimular o discente a desempenhar, com criatividade e autonomia, o seu papel empreendedor na sociedade. Desta forma, este projeto de extensão tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da educação empreendedora no IFSP Campus Jacareí, a partir de um desafio de apresentações de ideias de negócio pelos estudantes. O desafio consiste na elaboração de uma ideia de negócio no ambiente em que estes estudantes estão inseridos, que deverá ser apresentada a uma banca avaliadora, cujo propósito será analisar e escolher a ideia mais bem estruturada. Espera-se que o projeto sensibilize a comunidade acadêmica do IFSP sobre a importância da geração de ideias de negócio como fator garantidor de uma educação tecnológica sustentada, bem como espera-se que os estudantes consigam visualizar a opção pelo empreendedorismo como uma das vias de inserção nos mercados de trabalho e de serviços, fomentando a ideia de como começar um negócio, desta forma também contribuindo para o desenvolvimento regional.
Referências
ARAÚJO, G. F., DAVEL, E. P. B. Educação empreendedora: avanços e desafios. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo. V. 6, n. 3, p.47-68, set-dez. 2018.
BERTOLINO, C. S. P. Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior. 2014. 90 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2014.
BRASIL, Lei de criação dos Institutos Federais. Lei nº 11 892 de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 20 ago. 2023.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Atlas, 2021.
COMINI, G. M. Realidade e perspectivas das escolas de administração do Brasil: um enfoque estratégico. In: XVIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – ENANPAD. Anais... Curitiba: Anpad, 1994.
DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
SEBRAE. Mas afinal, o que é empreendedorismo. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo. Acesso em: 03 dez. 2023.
SOUZA, E. C. L.; GUIMARÃES, T. A. (orgs.). Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Molina Palles, Artur Moellmann, Marília Siqueira, Clarice Marques, Bruno Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.