O papel dos métodos avaliativos no aprendizado de alemão como língua estrangeira

Autores

  • Aline Grella de Sá Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Érica Maio Taveira Grande Instituto Federal de São Paulo/Campus Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2553

Palavras-chave:

avaliar, examinar, Goethe-Zertifikat, Pluspunkt Deutsch, taxionomia de Bloom

Resumo

Foram analisadas questões do exame de proficiência Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 e das provas do livro didático Pluspunkt Deutsch – Leben in Deutschland A1 com base na taxionomia de Bloom, descrevendo como os conceitos de avaliar e examinar e de prova tradicional e de prova significativa são aplicados nos objetos de estudo. Por meio da abordagem qualitativa, interpretaram-se as ideias de avaliação e exame, aplicando esses conceitos na análise de questões para distinguir as provas tradicionais das provas significativas. Os resultados evidenciam que as provas do livro didático se enquadram como provas significativas, todavia, a preparação para o exame de proficiência com foco exclusivo na prova do livro não prepara adequadamente os estudantes para o exame de proficiência. 

Biografia do Autor

Aline Grella de Sá, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Graduada em Letras - Portguês/alemão - Unesp - Araraquara

Especialista  pelo curso de Pós-Graduação latu senso em Ensino de Línguas do IFSP - Capivari.

Érica Maio Taveira Grande, Instituto Federal de São Paulo/Campus Capivari

Graduada em Letras, Português e Alemão, pela UNESP, Araraquara, possui Mestrado em Ensino de Línguas e Doutorado em Linguística (subárea Linguística Aplicada) pela mesma instituição. Também é graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Como áreas de interesse ressalta-se o ensino de línguas, as metodologias ativas de ensino, o uso das novas tecnologias voltadas para a educação, as práticas de leitura e interpretação de textos e as teorias de multiletramento.
Atualmente trabalha como professora da educação básica e tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP), campus Capivari, nos cursos técnicos integrados, no curso superior de Licenciatura e no curso de especialização lato sensu de Ensino de Línguas.

Referências

ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

BLOOM, Benjamin S.; ENGELHART, Max D.; FURST, Edward J.; HILL, Walker H.; KRATHWOHL, David R. Taxionomia de objetivos educacionais: 1 domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1973.

EISNER, Eliot W. Benjamin Bloom: 1913-1999. Perspectivas: revista trimestral de educación comparada, Paris: UNESCO, v. XXX, ed. 3, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000123139_spa. Acesso em: 20 jan. 2024.

GOETHE-ZERTIFIKAT A1: Start Deutsch 1. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/sap/prf/gzsd1.html. Acesso em: 1 abr. 2023.

GOETHE-INSTITUT. Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1. München, 2021. Disponível em: https://www.goethe.de/pro/relaunch/prf/materialien/A1_sd1/sd_1_modellsatz.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. ISBN 978-85-249-2106-3. E-book.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

PAIVA, V.L.M.O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PLUSPUNKT Deutsch: Leben in Deutschland. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.cornelsen.de/produkte/pluspunkt-deutsch-leben-in-deutschland-kursbuch-a1-teilband-1-9783061205638. Acesso em: 20 jan. 2024.

SÁ, Aline Grella de. Os tipos de avaliação no processo de aprendizagem de alemão como língua estrangeira. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em Ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, [S. l.], 2023.

SCHOTE, Joachim; JIN, Friederike. Pluspunkt Deutsch - Leben in Deutschland A1: Handreichungen für den Unterricht. Berlin: Cornelsen, 2018. Disponível em: https://unterrichtsmanager.cornelsen.de/pdf/220051393/5a716cd4711b9e210c0f0527?pdfType=ASSET&startPosition=. Acesso em: 5 out. 2023.

TONIN, Fabiana Bigaton. Semana 8: Projetos de leitura - parte II. [S. l.: s. n.], 2022. 12 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1TIPsGn_pvdM8fH3LN55LRaTmfUJIEjF2/view. Acesso em: 9 abr. 2023.

Downloads

Publicado

04/10/2024

Como Citar

GRELLA DE SÁ, A.; GRANDE, Érica M. T. O papel dos métodos avaliativos no aprendizado de alemão como língua estrangeira. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. 2, p. e023012, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4i2.2553. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2553. Acesso em: 22 dez. 2024.