O papel dos métodos avaliativos no aprendizado de alemão como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2553Palavras-chave:
avaliar, examinar, Goethe-Zertifikat, Pluspunkt Deutsch, taxionomia de BloomResumo
Foram analisadas questões do exame de proficiência Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 e das provas do livro didático Pluspunkt Deutsch – Leben in Deutschland A1 com base na taxionomia de Bloom, descrevendo como os conceitos de avaliar e examinar e de prova tradicional e de prova significativa são aplicados nos objetos de estudo. Por meio da abordagem qualitativa, interpretaram-se as ideias de avaliação e exame, aplicando esses conceitos na análise de questões para distinguir as provas tradicionais das provas significativas. Os resultados evidenciam que as provas do livro didático se enquadram como provas significativas, todavia, a preparação para o exame de proficiência com foco exclusivo na prova do livro não prepara adequadamente os estudantes para o exame de proficiência.
Referências
ÁLVAREZ MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
BLOOM, Benjamin S.; ENGELHART, Max D.; FURST, Edward J.; HILL, Walker H.; KRATHWOHL, David R. Taxionomia de objetivos educacionais: 1 domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1973.
EISNER, Eliot W. Benjamin Bloom: 1913-1999. Perspectivas: revista trimestral de educación comparada, Paris: UNESCO, v. XXX, ed. 3, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000123139_spa. Acesso em: 20 jan. 2024.
GOETHE-ZERTIFIKAT A1: Start Deutsch 1. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/sap/prf/gzsd1.html. Acesso em: 1 abr. 2023.
GOETHE-INSTITUT. Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1. München, 2021. Disponível em: https://www.goethe.de/pro/relaunch/prf/materialien/A1_sd1/sd_1_modellsatz.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. ISBN 978-85-249-2106-3. E-book.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
PAIVA, V.L.M.O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PLUSPUNKT Deutsch: Leben in Deutschland. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.cornelsen.de/produkte/pluspunkt-deutsch-leben-in-deutschland-kursbuch-a1-teilband-1-9783061205638. Acesso em: 20 jan. 2024.
SÁ, Aline Grella de. Os tipos de avaliação no processo de aprendizagem de alemão como língua estrangeira. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em Ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, [S. l.], 2023.
SCHOTE, Joachim; JIN, Friederike. Pluspunkt Deutsch - Leben in Deutschland A1: Handreichungen für den Unterricht. Berlin: Cornelsen, 2018. Disponível em: https://unterrichtsmanager.cornelsen.de/pdf/220051393/5a716cd4711b9e210c0f0527?pdfType=ASSET&startPosition=. Acesso em: 5 out. 2023.
TONIN, Fabiana Bigaton. Semana 8: Projetos de leitura - parte II. [S. l.: s. n.], 2022. 12 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1TIPsGn_pvdM8fH3LN55LRaTmfUJIEjF2/view. Acesso em: 9 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Grella de Sá, Érica Maio Taveira Grande
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.