Hospitalidade japonesa omotenashi

conceituação sob perspectiva econômica, cultural, histórica e geográfica

Autores

  • Marcos Hideyuki Yokoyama IFSP
  • Maria Victória Pinheiro Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2549

Palavras-chave:

hospitalidade, omotenashi, Japão, turismo

Resumo

A hospitalidade pode ser definida como o ato humano de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas. Desde as olimpíadas de Tóquio de 2020, a hospitalidade japonesa tem ganhado visibilidade por meio do Omotenashi - um traço distintivo da cultura japonesa que é essencialmente diferente da hospitalidade ocidental. O Japão tem surfado nos últimos anos em uma onda de otimismo crescente em relação ao turismo receptivo, com quebras de recordes anuais de visitantes, balança de pagamentos positiva e o país entrando cada vez mais em evidência no cenário turístico global. Neste contexto, o presente projeto buscou conceituar a hospitalidade japonesa Omotenashi por meio de uma revisão bibliográfica e análise conteúdo, agrupando os resultados em quatro categorias: econômica, cultural, histórica e geográfica. Como resultado, observou-se que o conceito de Omotenashi está presente naturalmente na sociedade japonesa e tem sido ofertado com um apelo de super serviço caracterizado por qualidade, reconhecimento e atendimento das expectativas dos clientes e serviços sob medida.

Referências

AISHIMA, Toshimi; SATO, Yoshinobu, The Origin of Japanese Omotenashi in Man-yo-shu, p.103-121, 2015.

AL-ALSHEIKH, Abdulelah. The Origin of Japanese Excellent Customer Service, Studies in Business and Accounting, V. 8, p.23-42, 2014.

ANDRADE, Davi Alysson da Cruz; POLO, Edison Fernandes. Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: proposição de um modelo teórico-conceitual. Revista Hospitalidade, p. 18-41, 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASTOS, Sohaku; TUJI, Roberto. Customer Experience Omotenashi: CXO. São Paulo: Ciostri. 2022.

BELAL, H. M.; SHIRAHADA, Kunio; KOSAKA, Michitaka; Value Co-creation with Customer through Recursive Approach based on Japanese Omotenashi, International Journal of Business Administration, V.4, n.1, p.28-38, 2013.

CABINET SECRETARIAT. The New Growth Strategy (Basic Policies) Toward a Radiant Japan. 2009.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. Aleph, 2005.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Os Interstícios da Hospitalidade, Revista Hospitalidade, 2015

CRUZ, Rita de Cassia da. Hospitalidade turística e fenômeno urbano no Brasil: considerações gerais. In: Dias, Célia Maria de Moraes. Hospitalidade: Reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 2002.

DE FREITAS, Thianne Durand Mussoi. Hospitalidade nos destinos turísticos: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e461974274-e461974274, 2020.

DENYER, D.; TRANFIELD, D. Producing a systematic review. In: Buchanan, D.; Bryman, Alan (Ed). The Sage handbook of organizational research methods. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, p. 671-689, 2009.

DIAS, Célia Maria de Moraes. O modelo de hospitalidade do hotel Paris Ritz: um enfoque especial sobre a qualidade. In: DIAS, Célia Maria de Moraes. Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 2002.

EMBRATUR Turistas do Brasil e do Japão terão isenção de visto a partir de setembro. 2023 Disponível em: https://embratur.com.br/2023/08/09/turistas-do-brasil-e-do-japao-terao-isencao-de-visto-a-partir-de-setembro/ Acesso em 28 de jun. de 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HARMON II, Dennis; Decentred Hospitality: Omotenashi Culture and the Foreign Visitor in Japan, Faculty of International Communication. Vol. 46, pág.53-70, 2018.

JAPAN TOURISM AGENCY. Tourism Nation Promotion Basic Law, 2016. Disponível em: https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/kankorikkoku/kihonhou.html. Acesso em 28 de jun. de 2024.

JTB, Japan-bound Statistics. 2024. Disponível em: https://www.tourism.jp/en/tourism-database/stats/inbound/. Acesso em 28 de jun. de 2024.

KANAMARU, Naoyoshi; TEZUKA, Hirohisa; FUKAYAMA, Atsushi; NAKAMURA, Yukihiro; YAMAGUCHI, Hitoshi; MOTEGI, Manabu; Creating Omotenashi Services for Visitors and Spectators in 2020, Feature Articles: Challenge of Creating Epochmaking Services that Impress Users, NTT technical Review, 2015.

KRIPPENDORFF, K. Content Analysis: An introduction to its methodology, 2a. Los Angeles: SAGE, 2013.

LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison. Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004.

MORIKOSHI, Kyoko; A Review of the Concepts and Definitions Regarding Hospitality and Tourism in Japan, Hokusei Ronshu. V. 12, p.16-28. 2014.

MORISHITA, Shunichiro; KOSAKA, Michitaka; Service management for co-creating Omotenashi with customers: A case study of the traditional Japanese ´Kagaya´ Inn, Journal of Global Tourism Research, V. 2, n. 2, p.147-152, 2017.

MORISHITA, Shunichiro; Managing omotenashi in onsen ryokans: A case study of Kurokawa Onsen in Kyushu, Japan, Journal of Global Tourism Research, V.1, nº2, p.157-160, 2016.

MORISHITA, Shunichiro; What is omotenashi? A Comparative Analysis with Service and Hospitality in the Japanese Lodging Industry, Journal of Advanced Management Science, V.9, n.4, p.88-95, 2021.

NAGAO, Y. UMEMURO, H. Elements constructing omotenashi and development of omotenashi evaluation tool. Journal of Japan Industrial Management Association, v. 63, n. 3, p. 126-137, 2012.

NIKKEI ASIA, Japan received 25m tourists in 2023, reaching 79% of pre-COVID level. 2024. Disponível em: https://asia.nikkei.com/Business/Travel-Leisure/Japan-received-25m-tourists-in-2023-reaching-79-of-pre-COVID-level. Acesso em: 28 de jun. de 2024.

PELLICANÒ, E. I. Representing Japanese Hospitality: Takigawa Christelʼs Speech for the 2020 Tokyo Olympics. Journal of International and Advanced Japanese Studies, v. 11, p. 89-98, February 2019.

SATO, Yoshinobu; AL-ALSHEIKH, Abdulelah. Comparative analysis of the Western hospitality and the Japanese omotenashi: Case study research of the hotel industry. Business & Accounting Review, n. 14, p. 1-15, 2014.

WADA, Elizabeth Kyoko. Omotenashi: tradição de hospitalidade a serviço da competitividade. Anais do XII Seminário Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), 2015. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/sumario.php?versao=12. Acesso em: 28 de jun. 2024.

WILLIAMS, David. The changing profile of Japan inbound tourism between 1996 and 2016. Josai International University, 2020.

Downloads

Publicado

07/10/2024

Como Citar

YOKOYAMA, M. H.; SANTOS, M. V. P. Hospitalidade japonesa omotenashi : conceituação sob perspectiva econômica, cultural, histórica e geográfica. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. 2, p. e0230019, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4i2.2549. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2549. Acesso em: 21 nov. 2024.