Hospitalidade japonesa omotenashi
conceituação sob perspectiva econômica, cultural, histórica e geográfica
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2549Palavras-chave:
hospitalidade, omotenashi, Japão, turismoResumo
A hospitalidade pode ser definida como o ato humano de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas. Desde as olimpíadas de Tóquio de 2020, a hospitalidade japonesa tem ganhado visibilidade por meio do Omotenashi - um traço distintivo da cultura japonesa que é essencialmente diferente da hospitalidade ocidental. O Japão tem surfado nos últimos anos em uma onda de otimismo crescente em relação ao turismo receptivo, com quebras de recordes anuais de visitantes, balança de pagamentos positiva e o país entrando cada vez mais em evidência no cenário turístico global. Neste contexto, o presente projeto buscou conceituar a hospitalidade japonesa Omotenashi por meio de uma revisão bibliográfica e análise conteúdo, agrupando os resultados em quatro categorias: econômica, cultural, histórica e geográfica. Como resultado, observou-se que o conceito de Omotenashi está presente naturalmente na sociedade japonesa e tem sido ofertado com um apelo de super serviço caracterizado por qualidade, reconhecimento e atendimento das expectativas dos clientes e serviços sob medida.
Referências
AISHIMA, Toshimi; SATO, Yoshinobu, The Origin of Japanese Omotenashi in Man-yo-shu, p.103-121, 2015.
AL-ALSHEIKH, Abdulelah. The Origin of Japanese Excellent Customer Service, Studies in Business and Accounting, V. 8, p.23-42, 2014.
ANDRADE, Davi Alysson da Cruz; POLO, Edison Fernandes. Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: proposição de um modelo teórico-conceitual. Revista Hospitalidade, p. 18-41, 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, Sohaku; TUJI, Roberto. Customer Experience Omotenashi: CXO. São Paulo: Ciostri. 2022.
BELAL, H. M.; SHIRAHADA, Kunio; KOSAKA, Michitaka; Value Co-creation with Customer through Recursive Approach based on Japanese Omotenashi, International Journal of Business Administration, V.4, n.1, p.28-38, 2013.
CABINET SECRETARIAT. The New Growth Strategy (Basic Policies) Toward a Radiant Japan. 2009.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Hospitalidade. Aleph, 2005.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Os Interstícios da Hospitalidade, Revista Hospitalidade, 2015
CRUZ, Rita de Cassia da. Hospitalidade turística e fenômeno urbano no Brasil: considerações gerais. In: Dias, Célia Maria de Moraes. Hospitalidade: Reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 2002.
DE FREITAS, Thianne Durand Mussoi. Hospitalidade nos destinos turísticos: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e461974274-e461974274, 2020.
DENYER, D.; TRANFIELD, D. Producing a systematic review. In: Buchanan, D.; Bryman, Alan (Ed). The Sage handbook of organizational research methods. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, p. 671-689, 2009.
DIAS, Célia Maria de Moraes. O modelo de hospitalidade do hotel Paris Ritz: um enfoque especial sobre a qualidade. In: DIAS, Célia Maria de Moraes. Hospitalidade: reflexões e perspectivas. Barueri: Manole, 2002.
EMBRATUR Turistas do Brasil e do Japão terão isenção de visto a partir de setembro. 2023 Disponível em: https://embratur.com.br/2023/08/09/turistas-do-brasil-e-do-japao-terao-isencao-de-visto-a-partir-de-setembro/ Acesso em 28 de jun. de 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HARMON II, Dennis; Decentred Hospitality: Omotenashi Culture and the Foreign Visitor in Japan, Faculty of International Communication. Vol. 46, pág.53-70, 2018.
JAPAN TOURISM AGENCY. Tourism Nation Promotion Basic Law, 2016. Disponível em: https://www.mlit.go.jp/kankocho/en/kankorikkoku/kihonhou.html. Acesso em 28 de jun. de 2024.
JTB, Japan-bound Statistics. 2024. Disponível em: https://www.tourism.jp/en/tourism-database/stats/inbound/. Acesso em 28 de jun. de 2024.
KANAMARU, Naoyoshi; TEZUKA, Hirohisa; FUKAYAMA, Atsushi; NAKAMURA, Yukihiro; YAMAGUCHI, Hitoshi; MOTEGI, Manabu; Creating Omotenashi Services for Visitors and Spectators in 2020, Feature Articles: Challenge of Creating Epochmaking Services that Impress Users, NTT technical Review, 2015.
KRIPPENDORFF, K. Content Analysis: An introduction to its methodology, 2a. Los Angeles: SAGE, 2013.
LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison. Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004.
MORIKOSHI, Kyoko; A Review of the Concepts and Definitions Regarding Hospitality and Tourism in Japan, Hokusei Ronshu. V. 12, p.16-28. 2014.
MORISHITA, Shunichiro; KOSAKA, Michitaka; Service management for co-creating Omotenashi with customers: A case study of the traditional Japanese ´Kagaya´ Inn, Journal of Global Tourism Research, V. 2, n. 2, p.147-152, 2017.
MORISHITA, Shunichiro; Managing omotenashi in onsen ryokans: A case study of Kurokawa Onsen in Kyushu, Japan, Journal of Global Tourism Research, V.1, nº2, p.157-160, 2016.
MORISHITA, Shunichiro; What is omotenashi? A Comparative Analysis with Service and Hospitality in the Japanese Lodging Industry, Journal of Advanced Management Science, V.9, n.4, p.88-95, 2021.
NAGAO, Y. UMEMURO, H. Elements constructing omotenashi and development of omotenashi evaluation tool. Journal of Japan Industrial Management Association, v. 63, n. 3, p. 126-137, 2012.
NIKKEI ASIA, Japan received 25m tourists in 2023, reaching 79% of pre-COVID level. 2024. Disponível em: https://asia.nikkei.com/Business/Travel-Leisure/Japan-received-25m-tourists-in-2023-reaching-79-of-pre-COVID-level. Acesso em: 28 de jun. de 2024.
PELLICANÒ, E. I. Representing Japanese Hospitality: Takigawa Christelʼs Speech for the 2020 Tokyo Olympics. Journal of International and Advanced Japanese Studies, v. 11, p. 89-98, February 2019.
SATO, Yoshinobu; AL-ALSHEIKH, Abdulelah. Comparative analysis of the Western hospitality and the Japanese omotenashi: Case study research of the hotel industry. Business & Accounting Review, n. 14, p. 1-15, 2014.
WADA, Elizabeth Kyoko. Omotenashi: tradição de hospitalidade a serviço da competitividade. Anais do XII Seminário Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), 2015. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/sumario.php?versao=12. Acesso em: 28 de jun. 2024.
WILLIAMS, David. The changing profile of Japan inbound tourism between 1996 and 2016. Josai International University, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Hideyuki Yokoyama, Maria Victória Pinheiro Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.