Potencialidades das metodologias ativas, das TICs e dos multiletramentos para a aprendizagem de produção de textos na educação básica

Autores

  • Profª Drª Érica Maio Taveira Grande Doutora; Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Capivari. https://orcid.org/0000-0002-9189-7831
  • Marielly Thais da Silva Oliveira IFSP/ Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2532

Palavras-chave:

letramentos, ferramentas digitais, metodologias ativas, TDICs, produção textual

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica apresenta uma análise sobre as potencialidades das metodologias ativas e das tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem de produção textual e aplicação dos multiletramentos para estudantes da educação básica. O objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento dos estudantes da educação básica diante a implementação de recursos didáticos inovadores como as metodologias ativas e das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de identificar o impacto desses recursos diante da prática de letramento na disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi o levantamento sistemático de dados bibliográficos, na plataforma Capes Periódicos e Web Science, de artigos publicados no período de 2016-2022 que atenderam aos critérios de seleção de acordo com o tema principal. Utilizou-se o software Mendeley para auxílio na leitura e análise qualitativa para identificação dos objetos de cada pesquisa, objetivos, metodologia e resultados dos artigos. Neste artigo são apresentados os resultados finais, obtidos a partir da análise de dezesseis artigos, que evidenciam o impacto positivo da utilização desses recursos inovadores de modo a contribuir para o engajamento, o protagonismo, a criatividade e a criticidade dos estudantes diante do ensino de LP e consequentemente para o incentivo da prática dos multiletramentos, favorecendo a motivação dos estudantes diante da inserção da contextualização da escrita nas atividades de produção textual.

Biografia do Autor

Profª Drª Érica Maio Taveira Grande, Doutora; Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Capivari.

Graduada em Letras, Português e Alemão, pela UNESP, Araraquara, possui Mestrado em Ensino de Línguas e Doutorado em Linguística (subárea Linguística Aplicada) pela mesma instituição. Também é graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Como áreas de interesse ressalta-se o ensino de línguas, as metodologias ativas de ensino, o uso das novas tecnologias voltadas para a educação, as práticas de leitura e interpretação de textos e as teorias de multiletramento.
Atualmente trabalha como professora da educação básica e tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP), campus Capivari, nos cursos técnicos integrados, no curso superior de Licenciatura e no curso de especialização lato sensu de Ensino de Línguas.
Desde março de 2022 assumiu a função de editora-chefe da Revista Ciência em Evidência.

Marielly Thais da Silva Oliveira, IFSP/ Capivari

Graduada em Licenciatura em Química pelo IFSP Campus Capivari em 2022. Foi bolsista de iniciação científica pelo Programa PIBIFSP, que financiou a presente pesquisa. 

Referências

ABREU, J. R. P. Contexto atual do Ensino Médico: Metodologias tradicionais e ativas - necessidades pedagógicas dos Professores e da estrutura das escolas. 2011. 105 . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

AGUIAR, A. E. Letramentos; Letramentos; Multiletramentos. YouTube, 20 de janeiro de 2021.Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=q0HscCiDZHE&ab_channel=AndréEffgendeAguiar>. Acesso em: 16 de Nov. de 2022.

ANDRADE, C. S. M. et al. As tecnologias como ferramentas na educação linguística: a BNCC e a visão dos professores. Texto Livre, Belo Horizonte, 2019.

BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BALDEZ et al. .Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica, Revista Thema, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4650060/mod_resource/content/1/404-1658-1-PB%20%281%29.pdf> Acesso em:14 de Out. de 2022.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. Parábola Editorial, São Paulo, 2015.

BATISTA, L. M; CUNHA, V.M.P. O uso das metodologias ativas para a melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Revista Docent Discunt. Engenheiro Coelho, SP, v. 02, n. 1, p. 60-70, 2021. Disponível em: <https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1369>. Acesso em: 23 de Out. de 2022.

BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creating excitement in the classroom. 1991. Disponível em: <https://www.ericdigests.org/1992-4/active.htm> Acesso em: 16 de Out. de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COPE, B. ; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, Informa UK Limited, v. 4, n. 3, p. 164–195, ago, 2009.

CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 241–262, mai./ago. 2016. Disponível em:. Acesso em: 25 de Out. de 2022.

FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. S. C. Memes em sala de aula: possibilidades para a leitura das múltiplas semioses. Periferia, v. 11, n. 1, p. 114–139, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36936>. Acesso em: 25 de Out. de 2022.

FONSECA,S. M; NETO, J. A. M. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão da literatura. Revista EDAPECI, São Cristóvão, v.17,n. 2, p.185-197, mai./ago.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.ed. Paz e Terra, São Paulo, 2011.

GEE, J. P. A Situated Sociocultural Approach to Literacy and Technology. In: BAKER, Elizabeth. A; LEU, Donald. J (Eds). The new literacies: multiple perspectives on research and practice. New York, Guilford Press, p. 165-193, 2010.

GLASSER, W. Control theory in the classroom. New York, Perennial Library/Harper & Row Publishers, v. 6, p. 144, 1986.

GOULARTE, A. 7 exemplos de TICs na educação e os benefícios de usar essas tecnologias em suas aulas. Blog Flexge, 2021. Disponível em: <https://blog.flexge.com/tics-na-educacao/> Acesso em: 12 de Nov. de 2022.

GUIRADO, M. T. M. et al. Metodologia de resolução de situação-problema aplicada à aula de produção de texto no ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 2020. Disponível em:<https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1361>. Acesso em: 25 de Out. de 2022.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado de Letras, Campinas, 1995.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. Cortez, São Paulo, 2003.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacies sampler. Peter Lang, New York, 2007.

LEITÃO, A. A. P. Fanfictions: experiências na promoção de letramento literário e autoria escolar. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, Pernambuco, v. 37, n. 2, p. 1–25, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/delta/a/qNkgFLxnJx6zZGzLx5TYWsd/>. Acesso em: 26 de Out. de 2022.

LOPES, J. G. Novos letramentos, multiletramentos e protótipos de ensino: produção e análise de um livro digital interativo. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 2, p. 231-251, mai./ago. 2018. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2754>. Acesso em: 26 de Out. de 2022.

LYCEUM, R. Metodologias ativas de aprendizagem : o que são e como aplicá-las.BlogLyceum,2022. Disponível em: <https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/> Acesso em: 16 de Out. de 2022.

MARTINS, E. C.; SANTO, G. L. O desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do whatsapp. Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 1, p. 137-152, jan./mar. 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647934>. Acesso em: 12 de Out. de 2022.

MEYER, A. I. da S. Hipertextos e Gêneros Digitais: Conceitos e características. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 15, pp. 87-108. Outubro de 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/generos-digitais>.Acesso em: 15 de Out. de 2022.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Design ing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, p. 60-92, 1996.

NUNES, A. K. F.; ROCHA, U.; TOLEDO, J.V. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem.TICs e EaD em Foco. São Luís, v. 4, n. 1, jan./jul. 2018.Disponível em: <https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/297> Acesso em: 12 de Out. de 2022.

OLIVEIRA, J. V. dos S.; SILVA, S. B. B. Os gêneros textuais digitais como estratégias pedagógicas no ensino de língua portuguesa na perspectiva dos multiletramentos.Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/tla/a/KvBDFzBPWtvgs3f3V6h57FJ/?lang=pt>. Acesso em: 25 de Out. de 2022.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANAE. Sobral,v. 15, n. 2, jun./dez. 2016. Disponível em: <https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049>. Acesso em: 13 de Out. de 2022.

PARREÃO, M. R.; MELLO, . R. C. Gêneros textuais, multiletramento e produção de jornal digital. Revista on Line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 2021.Disponível em:<https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14793>. Acesso em: 25 de Out. de 2022.

PEREIRA, H. Aprendizagem baseada na solução de problemas reais. 2020. Monografia de especialização- Pós Graduação em Ensino de Ciências. Universidade Tecnológica do Paraná -UTFPR, Medianeira, 2020. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/25863/1/aprendizagemsolucaoproblemasreais.pdf>. Acesso em: 16 de Out. de 2022.

PINHEIRO, R. C. Conceitos e modelos de letramento digital: o que escolas de ensino fundamental adotam?. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, Santa Catarina , v. 18, n.3, pp. 603-622, set./ dez, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ld/a/jGVd8vDLd3SNSJHg9SbmtfH/?format=pdf> Acesso em: 22 de Nov. de 2022.

PINHEIRO, R. C.; PINHEIRO, B. M. G. N. Dimensões crítica e ética nas práticas de letramento digital em um jogo educativo digital. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 1–29, 2021. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/delta/a/KfzzVJSXzNysJp5ccKfJ7ND/#:~:text=Os%20resultados%20demonstraram%20que%20o,no%20uso%20das%20tecnologias%20digitais.>. Acesso em: 26 de Out. de 2022.

REGIS, Fátima. Letramentos e mídias: sintonizando com corpo, tecnologia e afetos. Contracampo, Niterói, v.39, n. 2, p. 147-163, ago./nov. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/40578>. Acesso em: 25 de Out. de 2022.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola, São Paulo, 2009.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola.Parábola Editorial, São Paulo, 2012.

ROJO, R. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos”. Escol@ Conect@d@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo, Parábola, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo, Parábola, 2012.

SANTOS, A. P. S.; et al. Aproximações entre metodologias ativas, TICs e educação a distância. TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 6, n. 1, jan./jul, 2020. Disponível em: <https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/465/338>. Acesso em: 15 de Out. de 2022.

SILVA, N. L. Pedagogia dos multiletramentos em um projeto de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: construção de base para um projeto de compartilhamento pedagógico. 2019. Tese (Mestrado) - Formação de formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/22982/2/Nordeci%20de%20Lima%20Silva.pdf>. Acesso em: 15 de Out. de 2022.

SILVA, T. R. B. da C. Pedagogia dos multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Letras, [S. l.], n. 52, p. 11, 2016.Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25319>. Acesso em: 16 de Out. de 2022.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica Editora, Belo Horizonte, 2005.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. – 3ª ed. 4ª. Reimp Autêntica, Belo Horizonte, 2017.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Parábola Editorial, São Paulo, 2014.

TAVARES, L. H. M. da C.; MORAIS, D. K. P. C. Multiletramentos na escola: o uso do celular e do whatsapp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa. Letras & Letras, Uberlândia, 2016. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35204>. Acesso em: 26 de Out. de 2022.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9ª ed.Cortez, São Paulo, 2010.

UMBELINA, V . Redes sociais: Aliadas ou vilãs da educação. Hipertextus Revista Digital. n.9, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume9/08-Hipertextus-Vol9-Vanessa-Umbelina.pdf> Acesso em: 25 de Out. de 2022.

ZALUSKI, F.C.; OLIVEIRA, T. C Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem.Congresso internacional de educação e tecnologias. 2018. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj2qf7E-cnuAhVBVTUKHejTDU0QFjAAegQIBxAC&url=https%3A%2F%2Fcietenped.ufscar.br%2Fsubmissao%2Findex.php%2F2018%2Farticle%2Fdownload%2F556%2F79%2F&usg=AOvVaw2tfgcpaRO6WYGDmH4x74aM>. Acesso em: 16 de Out. de 2022.

Downloads

Publicado

09/20/2024

Como Citar

GRANDE, E. M. T.; OLIVEIRA, M. T. da S. Potencialidades das metodologias ativas, das TICs e dos multiletramentos para a aprendizagem de produção de textos na educação básica. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, 2024. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2532. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2532. Acesso em: 3 dez. 2024.