Potencialidades das metodologias ativas, das TICs e dos multiletramentos para a aprendizagem de produção de textos na educação básica

Autores

  • Profª Drª Érica Maio Taveira Grande Doutora; Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Capivari. https://orcid.org/0000-0002-9189-7831
  • Marielly Thais da Silva Oliveira IFSP/ Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2532

Palavras-chave:

letramentos, ferramentas digitais, metodologias ativas, TDICs, produção textual

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica apresenta uma análise sobre as potencialidades das metodologias ativas e das tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem de produção textual e aplicação dos multiletramentos para estudantes da educação básica. O objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento dos estudantes da educação básica diante a implementação de recursos didáticos inovadores como as metodologias ativas e das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de identificar o impacto desses recursos diante da prática de letramento na disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi o levantamento sistemático de dados bibliográficos, na plataforma Capes Periódicos e Web Science, de artigos publicados no período de 2016-2022 que atenderam aos critérios de seleção de acordo com o tema principal. Utilizou-se o software Mendeley para auxílio na leitura e análise qualitativa para identificação dos objetos de cada pesquisa, objetivos, metodologia e resultados dos artigos. Neste artigo são apresentados os resultados finais, obtidos a partir da análise de dezesseis artigos, que evidenciam o impacto positivo da utilização desses recursos inovadores de modo a contribuir para o engajamento, o protagonismo, a criatividade e a criticidade dos estudantes diante do ensino de LP e consequentemente para o incentivo da prática dos multiletramentos, favorecendo a motivação dos estudantes diante da inserção da contextualização da escrita nas atividades de produção textual.

Biografia do Autor

Profª Drª Érica Maio Taveira Grande, Doutora; Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Capivari.

Graduada em Letras, Português e Alemão, pela UNESP, Araraquara, possui Mestrado em Ensino de Línguas e Doutorado em Linguística (subárea Linguística Aplicada) pela mesma instituição. Também é graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Como áreas de interesse ressalta-se o ensino de línguas, as metodologias ativas de ensino, o uso das novas tecnologias voltadas para a educação, as práticas de leitura e interpretação de textos e as teorias de multiletramento.
Atualmente trabalha como professora da educação básica e tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP), campus Capivari, nos cursos técnicos integrados, no curso superior de Licenciatura e no curso de especialização lato sensu de Ensino de Línguas.
Desde março de 2022 assumiu a função de editora-chefe da Revista Ciência em Evidência.

Marielly Thais da Silva Oliveira, IFSP/ Capivari

Graduada em Licenciatura em Química pelo IFSP Campus Capivari em 2022. Foi bolsista de iniciação científica pelo Programa PIBIFSP, que financiou a presente pesquisa. 

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Publicado

09/20/2024

Como Citar

GRANDE, E. M. T.; OLIVEIRA, M. T. da S. Potencialidades das metodologias ativas, das TICs e dos multiletramentos para a aprendizagem de produção de textos na educação básica. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, 2024. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2532. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2532. Acesso em: 25 out. 2024.