Estratégias de ensino para desenvolver habilidades de escrita no ensino fundamental I
a importância do professor mediador e da sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2523Palavras-chave:
Sequência didática, Professor mediador, Sequência Didática, Gêneros textuais, Produção de textos escritosResumo
O presente artigo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso cuja temática recai sobre a prática docente a partir de uma proposta de sequência didática de produção de textos escritos, no sentido de desenvolver nos alunos habilidades necessárias para que possam planejar, escrever e revisar textos de forma autônoma e adequada à faixa de ensino que se encontram. O objetivo teórico do estudo foi o de analisar conceitos através de um levantamento bibliográfico das áreas da Psicolinguística e da Linguística Textual, tendo como base a pesquisa de autores como Vygotsky (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch (2003), Jesus (1995), entre outros. Como objetivo prático, esta pesquisa buscou apresentar uma sequência didática que evidenciasse a importância do professor enquanto mediador para o desenvolvimento das etapas de planejamento, produção e revisão textual, bem como orientasse, através de atividades práticas e perguntas norteadoras, os melhores caminhos para desenvolver nos alunos as habilidades de escrita, a fim de torná-los cidadãos autônomos, críticos e atuantes nos variados campos da vida social. Como resultado, esta pesquisa concluiu que o professor é o responsável por mediar todo o processo de produção de textos escritos, elaborando estratégias e criando ações didáticas. Além disso, como contribuição prática houve a elaboração de uma sequência didática como sugestão para que os docentes tenham mais uma ferramenta metodológica.
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