Estratégias de ensino para desenvolver habilidades de escrita no ensino fundamental I

a importância do professor mediador e da sequência didática

Autores

  • Maria Flávia Laureto IFSP - Capivari
  • Prof.ª Dr.ª Érica Maio Taveira Grande IFSP Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4i2%20Ed%20Especial.2523

Palavras-chave:

Sequência didática, Professor mediador, Sequência Didática, Gêneros textuais, Produção de textos escritos

Resumo

O presente artigo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso cuja temática recai sobre a prática docente a partir de uma proposta de sequência didática de produção de textos escritos, no sentido de desenvolver nos alunos habilidades necessárias para que possam planejar, escrever e revisar textos de forma autônoma e adequada à faixa de ensino que se encontram. O objetivo teórico do estudo foi o de analisar conceitos através de um levantamento bibliográfico das áreas da Psicolinguística e da Linguística Textual, tendo como base a pesquisa de autores como Vygotsky (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch (2003), Jesus (1995), entre outros. Como objetivo prático, esta pesquisa buscou apresentar uma sequência didática que evidenciasse a importância do professor enquanto mediador para o desenvolvimento das etapas de planejamento, produção e revisão textual, bem como orientasse, através de atividades práticas e perguntas norteadoras, os melhores caminhos para desenvolver nos alunos as habilidades de escrita, a fim de torná-los cidadãos autônomos, críticos e atuantes nos variados campos da vida social. Como resultado, esta pesquisa concluiu que o professor é o responsável por mediar todo o processo de produção de textos escritos, elaborando estratégias e criando ações didáticas. Além disso, como contribuição prática houve a elaboração de uma sequência didática como sugestão para que os docentes tenham mais uma ferramenta metodológica.

Biografia do Autor

Maria Flávia Laureto, IFSP - Capivari

Programa de Pós Graduação em Ensino de Línguas.
Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

Prof.ª Dr.ª Érica Maio Taveira Grande, IFSP Capivari

Docente EBTT do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.
Doutorado em Linguística pela UNESP.
Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Línguas -  PGEL.

Referências

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell ; tradução Magda Lopes ; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. - 3. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2010.

DOLZ, J.,M NOVERRAZ, M., e SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

JESUS, C. A. Reescrita: para além da higienização. Campinas, SP : [s.n.], 1995.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 7. ed São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. Ed., 6ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

LAURETO, Maria Flávia. O ensino de produção textual no quinto ano do Ensino Fundamental e o papel do professor mediador: como desenvolver as habilidades da escrita. 2023. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Capivari, 2023.

SEGATE, Aline (2010). Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

07/10/2024

Como Citar

LAURETO, M. F.; MAIO TAVEIRA GRANDE, Érica. Estratégias de ensino para desenvolver habilidades de escrita no ensino fundamental I: a importância do professor mediador e da sequência didática. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. 2 Ed Especial, p. e0230018, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4i2 Ed Especial.2523. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2523. Acesso em: 27 jul. 2024.