Metodologia e ruptura

uma investigação reflexiva sobre a motivação no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa por meio de músicas

Autores

  • Miguel Augusto do Prado Flores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Dra. Prof. Andréia Dias Ianuskiewtz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2509

Palavras-chave:

música, ensino-aprendizagem, rupturas, inglês, motivação

Resumo

Muitas vezes, verifica-se um quadro de desinteresse dos aprendizes pelas aulas de Língua Inglesa (LI) que pode ser ocasionado, dentre outros fatores, por procedimentos rotineiros adotados por professores que reproduzem atividades apresentadas em livros didáticos direcionados à aprendizagem do idioma, sem considerarem a possibilidade de serem atores no processo, nem tão pouco a autoria e singularidade dos alunos. A observação desse quadro despertou-nos interesse em pensarmos em metodologias de ensino de LI que possam provocar rupturas das práticas homogeneizantes (Bohn, 2013) geralmente utilizadas.

Biografia do Autor

Miguel Augusto do Prado Flores, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Licenciatura em Letras (aluno)

Dra. Prof. Andréia Dias Ianuskiewtz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Graduada em Letras (licenciatura e bacharelado - Português/Inglês/Alemão) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos e doutora pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisa junto ao Programa de Pós-Doutorado da UFSCar (PPD/UFSCar) - Departamento de Letras, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Realizou o curso TESOL (Teaching English as a Second Language), pelo Community College Consortiom no City College of San Francisco e o curso TEFL (Teaching English as a Foreign Language), pela TEFL Academy, em Cambridge. É docente efetiva no Instituto Federal de São Paulo, desde 2011. Presidiu a comissão organizadora do Projeto Pedagógico da Licenciatura em Letras do IFSP Sertãozinho, e coordenou o curso entre 2017 e 2018. Participou do Grupo de Trabalho que desenvolveu a proposta de institucionalização dos Centros de Línguas do IFSP e é coordenadora do CeLin, Câmpus Sertãozinho, desde 2022. Idealizou o jornal online do IFSP Sertãozinho, IFnow, e o coordenou entre 2016 e 2020. É líder do grupo de pesquisa Estratégias e Metodologias de Ensino de Língua (EMEL), no qual coordena a linha Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores. Possui o Certificate of Proficiency in English (CPE), pela University of Cambridge. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, e seus interesses de pesquisa concentram-se no campo do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase, atualmente, nas seguintes temáticas: formação de professores, ensino crítico de língua inglesa, inglês como língua franca, interculturalidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

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Publicado

07/10/2024

Como Citar

DO PRADO FLORES, M. A.; IANUSKIEWTZ, A. D. Metodologia e ruptura: uma investigação reflexiva sobre a motivação no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa por meio de músicas. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. 2, p. e0230017, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4i2.2509. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2509. Acesso em: 22 dez. 2024.