Patrimônio cultural e diversidade linguística

uma proposta para refletir sobre o passado, valorizar o presente e repensar o futuro

Autores

  • Jovana Dourado IFSP-Capivari
  • Ademar Tavares Neto Junior IFSP - Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2477

Palavras-chave:

patrimônio cultural, diversidade cultural, variedade linguística, língua inglesa, sequência didática

Resumo

Este artigo visa expor uma Sequência Didática, composta por quatro aulas de Língua Inglesa, elaborada no contexto do curso de Pós-Graduação em Ensino de Línguas do IFSP – Capivari, cuja temática permeia os patrimônios culturais e suas intrínsecas correlações com a valorização do plurilinguismo, de forma intercultural. O objetivo da Sequência Didática é propor um estudo analítico, com vias multissemióticas, das heranças culturais contextualizadas por diferentes povos, colaborando para uma reflexão crítica e respeitosa dos sotaques, para contrastá-los com a modalidade falada do inglês de prestígio. A proposta baseia-se no reconhecimento da diversidade linguística como direito a partir do status do inglês como língua franca presente na BNCC (BRASIL, 2018). Parte das abordagens de ensino comunicativa, segundo Schneider (2010), e intercultural segundo Candau (2008) e Maher (2007), reconhecendo, conforme Silva e Martins (2022), que as variedades oriundas da cultura dominante podem servir como instrumento de controle cultural e reprodução de preconceitos. Na primeira aula, o tema ‘patrimônio cultural’ é introduzido através da leitura de definições desse conceito, além de trabalhar com textos multimodais como placas turísticas e mapas mentais. Um vídeo da UNESCO sobre heranças culturais de diversos países e atividades de pré-escuta, escuta e pós-escuta são os recursos principais da segunda aula. Na terceira, propõem-se exercícios que abordam aspectos semânticos, morfossintáticos e traços prosódicos presentes no vídeo, abordando a língua de forma contextualizada. Por fim, os alunos são convidados a produzir um vídeo curto sobre um patrimônio local que pode ser utilizado como instrumento avaliativo. Com essa Sequência Didática, espera-se propiciar aos discentes compreensão e reflexão sobre a importância da herança cultural e a sensibilização para a valorização da heterogeneidade linguística do inglês falado, tendo em vista a diversidade e os hibridismos linguístico-culturais tão marcantes na sociedade contemporânea. 

Biografia do Autor

Jovana Dourado, IFSP-Capivari

Pós-Graduação em Ensino de Línguas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

Ademar Tavares Neto Junior, IFSP - Capivari

 Pós-Graduação em Ensino de Línguas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

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Publicado

07/10/2024

Como Citar

DOURADO, J.; TAVARES NETO JUNIOR, A. Patrimônio cultural e diversidade linguística: uma proposta para refletir sobre o passado, valorizar o presente e repensar o futuro. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. 2, p. e0230016, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4i2.2477. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2477. Acesso em: 22 dez. 2024.