Fatores motivacionais no aprendizado de línguas estrangeiras de estudantes hiperpoliglotas

Autores

  • Bruno Diego de Oliveira Clemente Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP.

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4i2.2474

Palavras-chave:

Motivação, Aprendizado de Línguas Estrangeiras, Hiperpoliglotismo, Multilinguismo

Resumo

O presente estudo tem como escopo a investigação da motivação no contexto do aprendizado de línguas estrangeiras, com foco particular em estudantes hiperpoliglotas proficientes em 6 ou mais línguas. O objetivo primordial é compreender as diversas práticas motivacionais subjacentes ao processo de aquisição linguística por meio da análise de relatos provenientes de 5 (cinco) estudantes hiperpoliglotas. A pesquisa se alicerça nas teorias de motivação integrativa e instrumental formuladas por Gardner, Lambert (1972) e Dörnyei (2001), as quais têm sido extensivamente debatidas no âmbito dos estudos de línguas estrangeiras. A abordagem metodológica adotada pauta-se na pesquisa qualitativa de cunho narrativo. A coleta dos dados foi realizada por meio dos relatos biográficos disponíveis no site da da Associação Internacional de Hiperpoliglotas (HYPIA). Dessa forma, por meio da análise dessas narrativas, busca-se identificar os elementos significantes relacionados às motivações integrativas e instrumentais presentes na jornada de aprendizado desses hiperpoliglotas. A análise dos dados sugere que as práticas intrinsecamente motivadoras (integrativas) prevalecem nos relatos dos estudantes, enquanto as de natureza extrínseca (instrumental) mostram ser secundárias. Além disso, o estudo ressalta o caráter dinâmico e multifacetado da motivação para aprendizado de línguas.

Biografia do Autor

Bruno Diego de Oliveira Clemente, Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP.

Aluno do curso de Pós-Graduação em Ensino de Línguas.
Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

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Publicado

07/09/2024

Como Citar

CLEMENTE, B. D. de O. Fatores motivacionais no aprendizado de línguas estrangeiras de estudantes hiperpoliglotas. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. 2, p. e023015, 2024. DOI: 10.47734/rce.v4i2.2474. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2474. Acesso em: 24 nov. 2024.