Metodologias ativas no ensino de língua inglesa no agreste alagoano:

potencialidades para uma aprendizagem significativa e contextualizada

Autores

  • Prof. José Barbosa Costa UNEAL-Universidade Estadual de Alagoas
  • Profª Esp. Gisele Diniz Cavalcante Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL
  • Profª Ma Joyce Rodrigues da Silva Magalhães Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2412

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de Linguas, Região de Alagoas

Resumo

As Metodologias Ativas têm sido reconhecidas como uma prática pedagógica inovadora e eficiente. Elas visam incentivar a participação ativa dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e contextualizado. A pesquisa, realizada por meio de uma abordagem qualitativa e natureza básica, encontra-se inserida na aplicação das Metodologias no contexto específico da região Agreste Alagoano, à luz de autores como Duarte (2021), Dantas Junior (2020), Giordano e Silva (2017), (Lopes, 2011), Morán (2015), entre outros. A hipótese norteadora que guiou a análise foi a de que as Metodologias Ativas têm o potencial de promover uma aprendizagem significativa e efetiva da língua inglesa na região referendada. Dentre as propostas inovadoras apresentadas, destaca-se a gamificação como uma estratégia atrativa para o ensino de inglês. Ao incorporar elementos de games no processo de aprendizagem, os jogos digitais buscam engajar os alunos, tornando o aprendizado mais atrativo e efetivo. A utilização criativa e estratégica das novas tecnologias, como dispositivos móveis e recursos digitais, também foi apontada como uma forma de potencializar a aprendizagem e tornar o ensino de língua inglesa mais adaptado ao contexto atual. A pesquisa de forma pluralizada compreende que a adoção das Metodologias Ativas aliadas à gamificação pode proporcionar uma experiência enriquecedora de aprendizagem, valorizando o potencial dos estudantes e promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. O estudo destaca também a importância da integração consciente e criativa das novas tecnologias como aliadas na formação de professores.

Biografia do Autor

Prof. José Barbosa Costa, UNEAL-Universidade Estadual de Alagoas

Licenciatura em Letras / Inglês em andamento pela Universidade Estadual de Alagoas UEAL. 2019.
Curso do ENCCEJA 2018 - CERTIFICAÇAO DO ENSINO MÉDIO
Curso de Extensão em nível de ensino superior em PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCACIONAIS, Universidade Cândido Mendes- UCAM.

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Publicado

12/22/2023

Como Citar

COSTA, J. B.; DINIZ CAVALCANTE, G.; RODRIGUES DA SILVA MAGALHÃES , J. Metodologias ativas no ensino de língua inglesa no agreste alagoano:: potencialidades para uma aprendizagem significativa e contextualizada. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023009, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2412. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2412. Acesso em: 21 nov. 2024.