Metodologias ativas no ensino de língua inglesa no agreste alagoano:
potencialidades para uma aprendizagem significativa e contextualizada
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2412Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de Linguas, Região de AlagoasResumo
As Metodologias Ativas têm sido reconhecidas como uma prática pedagógica inovadora e eficiente. Elas visam incentivar a participação ativa dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e contextualizado. A pesquisa, realizada por meio de uma abordagem qualitativa e natureza básica, encontra-se inserida na aplicação das Metodologias no contexto específico da região Agreste Alagoano, à luz de autores como Duarte (2021), Dantas Junior (2020), Giordano e Silva (2017), (Lopes, 2011), Morán (2015), entre outros. A hipótese norteadora que guiou a análise foi a de que as Metodologias Ativas têm o potencial de promover uma aprendizagem significativa e efetiva da língua inglesa na região referendada. Dentre as propostas inovadoras apresentadas, destaca-se a gamificação como uma estratégia atrativa para o ensino de inglês. Ao incorporar elementos de games no processo de aprendizagem, os jogos digitais buscam engajar os alunos, tornando o aprendizado mais atrativo e efetivo. A utilização criativa e estratégica das novas tecnologias, como dispositivos móveis e recursos digitais, também foi apontada como uma forma de potencializar a aprendizagem e tornar o ensino de língua inglesa mais adaptado ao contexto atual. A pesquisa de forma pluralizada compreende que a adoção das Metodologias Ativas aliadas à gamificação pode proporcionar uma experiência enriquecedora de aprendizagem, valorizando o potencial dos estudantes e promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. O estudo destaca também a importância da integração consciente e criativa das novas tecnologias como aliadas na formação de professores.
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