Desafios encontrados para acessibilidade e inclusão na educação

Autores

  • Hajime Ozaki do Espirito Santo IFSP/ Campus Capivari https://orcid.org/0009-0004-1025-153X
  • Rafael Rodrigues de Barros Lobo Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2372

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Deficiência, Profissionais

Resumo

Esse artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados por profissionais da educação para que realizem a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiências no ambiente escolar. Para o desenvolvimento do artigo, foi realizada uma pesquisa utilizando o banco de dados do google acadêmico, sendo encontrado o total de 165 artigos, relacionando as palavras-chaves: acessibilidade, inclusão, deficiência, educação inclusiva e educação especial. Realizado uma triagem dos artigos relacionando o contexto do ambiente escolar e as dificuldades que o professor enfrenta para aplicar o tema. Através da metodologia qualitativa o artigo foi dividido em 3 categorias para análise como os seguintes temas: formação de professores, tecnologia para auxiliar na inclusão e apoio da família e sociedade. Conclui-se que existe a necessidade de investimentos para a formação dos profissionais que trabalham com inclusão e acessibilidade, sendo importante que exista um planejamento sistêmico e não somente em ações pontuais em ações solitárias. Observado que tecnologia pode trazer grandes benefícios para objetivo de inclusão e acessibilidade, diminuindo as dificuldades de acesso a locais e ajudando na formação dos professores. Por fim, apesar dos professores terem um papel importante por serem interlocutores dos alunos no ambiente escolar, verificado que existindo o envolvimento da família e a comunidade são obtidos melhores resultados.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

BELTHER, Josilda Maria, Educação Especial. São Paulo: Pearson Education do Brasil , 2017.

BEZERRA, Giovani Ferreira ; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos. Artigo. 2020.

BISOL, Cláudia Alquati; VALENTINI, Carla Beatris ; STANGHERLIN, Rafaella Ghidini; BASSANI, Priscila Paolla Peyrot; Desafios para a inclusão de estudantes com deficiência física: uma revisão de literatura. Artigo. 2018

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2022]. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/constituicao1988/arquivos/ConstituicaoTextoAtualizado_EC%20127_128.pdf.> Acesso em: 16 jun. 2023.

BRASIL. LEI Nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011. Planalto, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12435.htm>. Acesso em: Acesso em: 16 jun. 2023.

BUDEL, Gislaine Coimbra; MEIER, Marcos; Mediação e Aprendizagem na educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2012.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf>. Acesso em: Acesso em: 16 jun. 2023.

COSTA, Valdelúcia Alves da; Formação de professores e educação inclusiva: experiências na escola pública. In: COSTA, Valdelúcia Alves da et al. (Org.). Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva. Niterói: Intertexto Editora; CAPES, 2011b. p. 31-52.

COSTA, Valdelúcia Alves da; Formação de professores e educação inclusiva frente às demandas humanas e sociais: para quê? In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão et al (Org.). O professor e a educação inclusiva formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.

FERREIRA, Carla Mercês Rocha Jatobá; LOPES, Tatiane Felipe; A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena, 2016. Artigo. 2016

INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. A inclusão social de pessoas com deficiência. IFPB, 2018. Disponível em: <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/a-inclusao-social-de-pessoas-com-deficiencia>. Acesso em: 16 jun. 2023.

KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. A deficiência mental na voz das professoras. 1993. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS 1993.

MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão. O professor e a educação inclusiva formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.

Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tradução Oficial. Brasil, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 jun. 2023.

PLANALTO. Lei Nº 12.711, de 29 de Agosto de 2012. Brasil, 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 16 jun. 2023.

POKER, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; GIROTO, Claudia Regina Mosca; Educação Inclusiva : em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

PRAIS, Jaqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da; A formação de professores para inclusão tratada na Revista Brasileira de Educação Especial: uma análise v.30 n.57 p.129 – 144, 2017. Artigo. <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 23 jun. 2023

SILVA, Aline Maira da; Educação Especial e inclusão escolar história e fundamentos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto; As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Artigo. 2018

ZULIANI, Maria Lucia da Silva; BERGHAUSER,Neron Alípio Cortes; Tecnologias assistivas na educação inclusiva. Artigo. 2017.

Downloads

Publicado

11/09/2023

Como Citar

OZAKI DO ESPIRITO SANTO, H.; RODRIGUES DE BARROS LOBO, R. Desafios encontrados para acessibilidade e inclusão na educação. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023007, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2372. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2372. Acesso em: 3 jul. 2024.