Desafios encontrados para acessibilidade e inclusão na educação
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2372Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Deficiência, ProfissionaisResumo
Esse artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados por profissionais da educação para que realizem a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiências no ambiente escolar. Para o desenvolvimento do artigo, foi realizada uma pesquisa utilizando o banco de dados do google acadêmico, sendo encontrado o total de 165 artigos, relacionando as palavras-chaves: acessibilidade, inclusão, deficiência, educação inclusiva e educação especial. Realizado uma triagem dos artigos relacionando o contexto do ambiente escolar e as dificuldades que o professor enfrenta para aplicar o tema. Através da metodologia qualitativa o artigo foi dividido em 3 categorias para análise como os seguintes temas: formação de professores, tecnologia para auxiliar na inclusão e apoio da família e sociedade. Conclui-se que existe a necessidade de investimentos para a formação dos profissionais que trabalham com inclusão e acessibilidade, sendo importante que exista um planejamento sistêmico e não somente em ações pontuais em ações solitárias. Observado que tecnologia pode trazer grandes benefícios para objetivo de inclusão e acessibilidade, diminuindo as dificuldades de acesso a locais e ajudando na formação dos professores. Por fim, apesar dos professores terem um papel importante por serem interlocutores dos alunos no ambiente escolar, verificado que existindo o envolvimento da família e a comunidade são obtidos melhores resultados.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
BELTHER, Josilda Maria, Educação Especial. São Paulo: Pearson Education do Brasil , 2017.
BEZERRA, Giovani Ferreira ; A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos. Artigo. 2020.
BISOL, Cláudia Alquati; VALENTINI, Carla Beatris ; STANGHERLIN, Rafaella Ghidini; BASSANI, Priscila Paolla Peyrot; Desafios para a inclusão de estudantes com deficiência física: uma revisão de literatura. Artigo. 2018
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2022]. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/constituicao1988/arquivos/ConstituicaoTextoAtualizado_EC%20127_128.pdf.> Acesso em: 16 jun. 2023.
BRASIL. LEI Nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011. Planalto, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12435.htm>. Acesso em: Acesso em: 16 jun. 2023.
BUDEL, Gislaine Coimbra; MEIER, Marcos; Mediação e Aprendizagem na educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2012.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf>. Acesso em: Acesso em: 16 jun. 2023.
COSTA, Valdelúcia Alves da; Formação de professores e educação inclusiva: experiências na escola pública. In: COSTA, Valdelúcia Alves da et al. (Org.). Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva. Niterói: Intertexto Editora; CAPES, 2011b. p. 31-52.
COSTA, Valdelúcia Alves da; Formação de professores e educação inclusiva frente às demandas humanas e sociais: para quê? In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão et al (Org.). O professor e a educação inclusiva formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.
FERREIRA, Carla Mercês Rocha Jatobá; LOPES, Tatiane Felipe; A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena, 2016. Artigo. 2016
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. A inclusão social de pessoas com deficiência. IFPB, 2018. Disponível em: <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/a-inclusao-social-de-pessoas-com-deficiencia>. Acesso em: 16 jun. 2023.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. A deficiência mental na voz das professoras. 1993. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS 1993.
MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão. O professor e a educação inclusiva formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.
Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tradução Oficial. Brasil, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 jun. 2023.
PLANALTO. Lei Nº 12.711, de 29 de Agosto de 2012. Brasil, 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 16 jun. 2023.
POKER, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; GIROTO, Claudia Regina Mosca; Educação Inclusiva : em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
PRAIS, Jaqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da; A formação de professores para inclusão tratada na Revista Brasileira de Educação Especial: uma análise v.30 n.57 p.129 – 144, 2017. Artigo. <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 23 jun. 2023
SILVA, Aline Maira da; Educação Especial e inclusão escolar história e fundamentos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto; As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Artigo. 2018
ZULIANI, Maria Lucia da Silva; BERGHAUSER,Neron Alípio Cortes; Tecnologias assistivas na educação inclusiva. Artigo. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Hajime Ozaki do Espirito Santo, Rafael Rodrigues de Barros Lobo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.