Desafios encontrados para acessibilidade e inclusão na educação
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2372Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Deficiência, ProfissionaisResumo
Esse artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados por profissionais da educação para que realizem a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiências no ambiente escolar. Para o desenvolvimento do artigo, foi realizada uma pesquisa utilizando o banco de dados do google acadêmico, sendo encontrado o total de 165 artigos, relacionando as palavras-chaves: acessibilidade, inclusão, deficiência, educação inclusiva e educação especial. Realizado uma triagem dos artigos relacionando o contexto do ambiente escolar e as dificuldades que o professor enfrenta para aplicar o tema. Através da metodologia qualitativa o artigo foi dividido em 3 categorias para análise como os seguintes temas: formação de professores, tecnologia para auxiliar na inclusão e apoio da família e sociedade. Conclui-se que existe a necessidade de investimentos para a formação dos profissionais que trabalham com inclusão e acessibilidade, sendo importante que exista um planejamento sistêmico e não somente em ações pontuais em ações solitárias. Observado que tecnologia pode trazer grandes benefícios para objetivo de inclusão e acessibilidade, diminuindo as dificuldades de acesso a locais e ajudando na formação dos professores. Por fim, apesar dos professores terem um papel importante por serem interlocutores dos alunos no ambiente escolar, verificado que existindo o envolvimento da família e a comunidade são obtidos melhores resultados.
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