O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios
uma revisão exploratória e bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2332Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação, Ensino e Aprendizagem, Tecnologia na EducaçãoResumo
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial está cada dia mais presente em nossas vidas, e tem sido utilizada em diversas áreas, como na indústria, sistemas, entretenimento, segurança, análise comportamental e na educação. Este trabalho tem como objetivo explorar os eventuais benefícios do uso da inteligência artificial como uma ferramenta de engajamento e aprendizagem na educação, por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica em artigos científicos, livros e sites que abordam a temática, bem como uma análise histórica da evolução da IA. A inteligência artificial ainda é um grande desafio na educação, mas pode ser uma grande aliada desta. Após a conclusão do estudo temos como proposta o desenvolvimento de um tutor virtual (Chatbot) com IA utilizando os recursos do Chat GPT-3 para auxiliar os professores e alunos em temas específicos no IFSP Capivari (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari).
Referências
SEABRA, I. A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação. Nonsuch Media Pte. Ltd., 2021.
TAVARES, L. A., Meira, M. C., & Amaral, S. F. do. (2020). Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48699–48714. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-496. Acesso em 21 mai. 2023.
CENTER FOR CURRICULUM REDESIGN. Artificial Intelligence In Education - Promises and Implications for Teaching and Learning - Wayne Holmes, Maya Bialik, Charles Fadel - ISBN-13: 978-1-794-29370-0/ ISBN-10: 1-794-29370-0 - Disponível em: http://bit.ly/AIED-BOOK . Acesso em 21 mai. 2023.
OPEN AI. Patrimônios da Humanidade do Brasil. Disponível em: https://chat.openai.com/chat/3a93062a-4f08-4f83-aa48-cd67bc812096 . Acesso em 11 mar. 2023.
NOVA ESCOLA. Plano de Aula: A Cidade em dois tempos. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/historia/a-cidade-em-dois-tempos/4954 . Acesso em 19 mar. 2023.
NOVA ESCOLA. Patrimônios da Humanidade. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJQ2BH74qrm8jnDWBRgnSrGdn47bvmfbU4rfDygWDvFUA8CTcXhrM2Dw6cGj/his5-10und02-fichas-patrimonios-da-humanidade.pdf . Acesso em 20 mar. 2023.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.Disponível em:
MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: As concepções de conhecimento
e inteligência e a prática docente. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.
TERRALAB. Tipos de aprendizado de máquina e algumas aplicações. Disponível em:
http://www2.decom.ufop.br/terralab/tipos-de-aprendizado-de-maquina-e-algumas-aplicacoes/.Acesso em 24 de maio de 2023.
RANGAIAH, Mallika. History of Artificial Intelligence. Mar 08, 2021. Disponível em: https://www.analyticssteps.com/blogs/history-artificial-intelligence-ai. Acesso em 24 de maio de 2023.
DIGITALWELLBEING.ORG. Artificial Intelligence Timeline Infographic – From Eliza to Tay and beyond. August 21, 2017. Disponível em: https://digitalwellbeing.org/artificial-intelligence-timeline-infographic-from-eliza-to-tay-and-beyond/. Acesso em 24 de maio de 2023.
HEUSER, Sarah. From Deep Blue to Alexa: The history of artificial intelligence. Mar 6, 2019. Disponível em:
https://blog.solvatio.com/en/from-deep-blue-to-alexa-the-history-of-artificial-intelligence.
Acesso em 24 de maio de 2023.
KUIPERS, Martijn. Journey of artificial intelligence. April 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355759683_Journey_of_Artificial_Intelligence. Acesso em 24 de maio de 2023.
WIKIPEDIA.ORG. Timeline of artificial intelligence. may, 23 2023. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_artificial_intelligence. Acesso em 24 mai. 2023.
CODEBOTS. History of artificial intelligence. 2020. Disponível em:
https://codebots.com/artificial-intelligence/history-of-artificial-intelligence. Acesso em 24 de maio de 2023.
PNGWING. Jornal de ícones do computador lendo, livro, texto, leitura, compartilhar Ícone. Disponível em: https://www.pngwing.com/pt/free-png-knyeq. Acesso em 24 de maio de 2023.
FLATICON. homem lendo ícone grátis. Disponível em: https://www.flaticon.com/fr/icone-gratuite/homme-lisant_43455. Acesso em 24 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Fábio Santos Cardoso, Natália da Silva Pereira, Rodrigo César Braggion, Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves, Mary Grace Andrioli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.