O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios
uma revisão exploratória e bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2332Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação, Ensino e Aprendizagem, Tecnologia na EducaçãoResumo
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial está cada dia mais presente em nossas vidas, e tem sido utilizada em diversas áreas, como na indústria, sistemas, entretenimento, segurança, análise comportamental e na educação. Este trabalho tem como objetivo explorar os eventuais benefícios do uso da inteligência artificial como uma ferramenta de engajamento e aprendizagem na educação, por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica em artigos científicos, livros e sites que abordam a temática, bem como uma análise histórica da evolução da IA. A inteligência artificial ainda é um grande desafio na educação, mas pode ser uma grande aliada desta. Após a conclusão do estudo temos como proposta o desenvolvimento de um tutor virtual (Chatbot) com IA utilizando os recursos do Chat GPT-3 para auxiliar os professores e alunos em temas específicos no IFSP Capivari (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari).
Referências
SEABRA, I. A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação. Nonsuch Media Pte. Ltd., 2021.
TAVARES, L. A., Meira, M. C., & Amaral, S. F. do. (2020). Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48699–48714. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-496. Acesso em 21 mai. 2023.
CENTER FOR CURRICULUM REDESIGN. Artificial Intelligence In Education - Promises and Implications for Teaching and Learning - Wayne Holmes, Maya Bialik, Charles Fadel - ISBN-13: 978-1-794-29370-0/ ISBN-10: 1-794-29370-0 - Disponível em: http://bit.ly/AIED-BOOK . Acesso em 21 mai. 2023.
OPEN AI. Patrimônios da Humanidade do Brasil. Disponível em: https://chat.openai.com/chat/3a93062a-4f08-4f83-aa48-cd67bc812096 . Acesso em 11 mar. 2023.
NOVA ESCOLA. Plano de Aula: A Cidade em dois tempos. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/historia/a-cidade-em-dois-tempos/4954 . Acesso em 19 mar. 2023.
NOVA ESCOLA. Patrimônios da Humanidade. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JJQ2BH74qrm8jnDWBRgnSrGdn47bvmfbU4rfDygWDvFUA8CTcXhrM2Dw6cGj/his5-10und02-fichas-patrimonios-da-humanidade.pdf . Acesso em 20 mar. 2023.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.Disponível em:
MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: As concepções de conhecimento
e inteligência e a prática docente. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.
TERRALAB. Tipos de aprendizado de máquina e algumas aplicações. Disponível em:
http://www2.decom.ufop.br/terralab/tipos-de-aprendizado-de-maquina-e-algumas-aplicacoes/.Acesso em 24 de maio de 2023.
RANGAIAH, Mallika. History of Artificial Intelligence. Mar 08, 2021. Disponível em: https://www.analyticssteps.com/blogs/history-artificial-intelligence-ai. Acesso em 24 de maio de 2023.
DIGITALWELLBEING.ORG. Artificial Intelligence Timeline Infographic – From Eliza to Tay and beyond. August 21, 2017. Disponível em: https://digitalwellbeing.org/artificial-intelligence-timeline-infographic-from-eliza-to-tay-and-beyond/. Acesso em 24 de maio de 2023.
HEUSER, Sarah. From Deep Blue to Alexa: The history of artificial intelligence. Mar 6, 2019. Disponível em:
https://blog.solvatio.com/en/from-deep-blue-to-alexa-the-history-of-artificial-intelligence.
Acesso em 24 de maio de 2023.
KUIPERS, Martijn. Journey of artificial intelligence. April 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355759683_Journey_of_Artificial_Intelligence. Acesso em 24 de maio de 2023.
WIKIPEDIA.ORG. Timeline of artificial intelligence. may, 23 2023. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_artificial_intelligence. Acesso em 24 mai. 2023.
CODEBOTS. History of artificial intelligence. 2020. Disponível em:
https://codebots.com/artificial-intelligence/history-of-artificial-intelligence. Acesso em 24 de maio de 2023.
PNGWING. Jornal de ícones do computador lendo, livro, texto, leitura, compartilhar Ícone. Disponível em: https://www.pngwing.com/pt/free-png-knyeq. Acesso em 24 de maio de 2023.
FLATICON. homem lendo ícone grátis. Disponível em: https://www.flaticon.com/fr/icone-gratuite/homme-lisant_43455. Acesso em 24 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fábio Santos Cardoso, Natália da Silva Pereira, Rodrigo César Braggion, Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves, Mary Grace Andrioli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.