Aprendizagem baseada em desafios e a gestão dos resíduos sólidos em casa

Autores

  • Brigida Pimentel Villar de Queiroz Instituto Federal de São Paulo
  • Francineide Rodrigues de Sousa Instituto Federal de São Paulo campus Capivari
  • Graciele Alcântara da Silva Aguiar Instituto Federal de São Paulo campus Capivari
  • Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves Instituto Federal de São Paulo campus Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2328

Palavras-chave:

Resíduos, Lixo, PNRS, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho teve como metodologia a Aprendizagem Baseada em Desafio (ABD), que compreende: 1- identificar grandes ideias/preocupações; 2- elaborar boas perguntas; 3- descobrir e solucionar desafios; 4- adquirir conhecimento profundo sobre às áreas de interesse; 5- compartilhar seus pensamentos/conhecimentos com o mundo. Refletindo sobre uma grande ideia, uma problemática, com a dedicação da equipe para contemplar o que nos desafia, chegamos aos nossos estimados ecossistemas, que enfrentam muitas dificuldades. Refletindo mais um pouco sobre os problemas ambientais, pensamos que, além da água, os resíduos sólidos nos atingem diretamente, seja pela contaminação de solo, do ar ou da água, ou ainda por doenças atraídas pelo lixo depositado em locais inadequados. Após anos de discussões, foi aprovada e sancionada a Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e apresentou diretrizes e metas para o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos. Com essa preocupação, nosso desafio foi sensibilizar as pessoas com relação às ações ambientalmente corretas no nosso dia a dia, em suas residências. Elaboramos um questionário para saber o conhecimento e o comportamento da comunidade com relação ao lixo gerado em suas residências. O que pudemos observar é um conhecimento superficial do assunto, menos ainda ações conscientes de que o destino dos resíduos que geramos é nossa responsabilidade. Foi elaborado um formulário e disponibilizado em nosso site, para que as pessoas, visitantes ou não do site, pudessem responder perguntas sobre os resíduos sólidos nossos de cada dia, e o conhecimento sobre os principais pontos da PNRS. Ao mesmo tempo criamos também uma conta no Instagram para divulgar ideias e incentivar ações ambiental e socialmente corretas. Pelos resultados coletados temos ainda uma grande parcela da comunidade que não tem informações sobre coleta seletiva em seus bairros, separação do lixo reciclável e não reciclável. Pouco conhecimento sobre a PNSR, e alguns nem acham esse tema importante. Assim, podemos inferir que a população tem algum conhecimento sobre o assunto, mas falta ação, tanto para a separação dos resíduos, como para se conectar com os recicladores de sua cidade.

Biografia do Autor

Francineide Rodrigues de Sousa, Instituto Federal de São Paulo campus Capivari

https://orcid.org/0009-0001-7641-2322

Graciele Alcântara da Silva Aguiar, Instituto Federal de São Paulo campus Capivari

ORCID 0009-0009-0708-1732

Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves, Instituto Federal de São Paulo campus Capivari

ORCID OOOO-0003-2463-2902

Referências

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Publicado

07/06/2023

Como Citar

PIMENTEL VILLAR DE QUEIROZ, B.; SOUSA, F. R. de; ALCÂNTARA, G.; CHAVES, P. Aprendizagem baseada em desafios e a gestão dos resíduos sólidos em casa. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023003, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2328. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2328. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos originados de TCCs

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