Uso da tecnologia para o ensino e aprendizagem de matemática e computação na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2326Palavras-chave:
Matemática, Tecnologia, Educação Infantil, Recursos Educacionais, Computação, BNCCResumo
A pesquisa tem o objetivo de analisar como vem sendo proposto o uso da tecnologia na educação infantil para promover o ensino e aprendizagem de matemática e computação. Para isso, analisaram-se documentos nacionais de regulação do ensino no Brasil, buscando explorar possibilidades para apoiar a aprendizagem de crianças da educação infantil, valendo-se de práticas voltadas para construção de conceitos matemáticos e computacionais.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 2/2022 - Base Nacional Comum Curricular Computação complemento à BNCC. Brasília, 2022.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CHAVES, P.E.M.C. 1:4 - Uso de tecnologia na Educação Infantil e 1o Ano - Multiletramentos. Youtube, 23 de out. 2017. Disponível em: <https://youtu.be/YAH8z_rWA2c>. Acesso em 15 maio. 2023.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: <https://www-periodicos-capes-gov-br.ez338.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html>. Acesso em: 28 mar. 2023.
PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SMOLE, K. S; DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed editora, 2006.
TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VALLE, Isabel Cristina de; PEREIRA, Mário Eduardo. Tecnologias da informação e comunicação na educação. São Paulo: Editora Senac, 2008.
WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, [S.I.], v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006. Disponível em: <https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Monteiro da Silva Maia, Profª Drª Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.