Uso da tecnologia para o ensino e aprendizagem de matemática e computação na educação infantil

Autores

  • Beatriz Monteiro da Silva Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Profª Drª Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2326

Palavras-chave:

Matemática, Tecnologia, Educação Infantil, Recursos Educacionais, Computação, BNCC

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de analisar como vem sendo proposto o uso da tecnologia na educação infantil para promover o ensino e aprendizagem de matemática e computação. Para isso, analisaram-se documentos nacionais de regulação do ensino no Brasil, buscando explorar possibilidades para apoiar a aprendizagem de crianças da educação infantil, valendo-se de práticas voltadas para construção de conceitos matemáticos e computacionais.

Biografia do Autor

Beatriz Monteiro da Silva Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Aluna do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educações e Tecnologias Digitais

Profª Drª Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Pedagoga, Professora da área de Educação / Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Capivari, Google Certified Innovator - certificada pelo programa Google Teacher Academy (GTA-SP), tendo como áreas de interesse a Matética, a Inovação em Educação e a Tecnologia na Educação. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 2/2022 - Base Nacional Comum Curricular Computação complemento à BNCC. Brasília, 2022.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

CHAVES, P.E.M.C. 1:4 - Uso de tecnologia na Educação Infantil e 1o Ano - Multiletramentos. Youtube, 23 de out. 2017. Disponível em: <https://youtu.be/YAH8z_rWA2c>. Acesso em 15 maio. 2023.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: <https://www-periodicos-capes-gov-br.ez338.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html>. Acesso em: 28 mar. 2023.

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SMOLE, K. S; DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed editora, 2006.

TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

VALLE, Isabel Cristina de; PEREIRA, Mário Eduardo. Tecnologias da informação e comunicação na educação. São Paulo: Editora Senac, 2008.

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, [S.I.], v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006. Disponível em: <https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2023.

Downloads

Publicado

07/27/2023

Como Citar

MONTEIRO DA SILVA MAIA, B.; PALOMA EPPRECHT E MACHADO DE CAMPOS CHAVES, P. Uso da tecnologia para o ensino e aprendizagem de matemática e computação na educação infantil. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023004, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2326. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2326. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos originados de TCCs

Categorias