Cenas de enunciação em "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2322Palavras-chave:
rap, letras de música, cenas de enunciaçãoResumo
Este texto privilegia o álbum “Sobrevivendo no inferno”, do grupo paulistano Racionais MCs, a fim de perceber como se dá a construção das cenas de enunciação nas letras de seis faixas do disco. Para tal, buscamos na Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau (2008a; 2008b; 2015), analisar as cenas de enunciação que compõem o corpus, sendo elas: a cena englobante, que diz respeito ao tipo de discurso; a cena genérica, ligada à constituição dos gêneros de discurso que circulam; e a cenografia, que busca entender como o enunciador constrói outros espaços para enredar o leitor no seu projeto de dizer. Os resultados apontam para a construção de uma identidade do negro paulistano, apresentada na letra como “preto tipo A”, que busca não se corromper com o sistema estabelecido marcado pela criminalidade. Para isso, muitas vezes, recorre a um discurso religioso que atravessa toda a narrativa do álbum, ainda que tal discurso venha subvertido por um olhar periférico, reinventando um outro evangelho, o da periferia.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FONSECA, A. S. A. da. Versos violentamente pacíficos: o RAP no currículo escolar. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem, 2011.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007.
MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.
MAINGUENEAU, D. Cenas de enunciação. Trad. Sírio Possenti e Maria Cecília Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola, 2008.
MAINGUENEAU, D. Gênese do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.
MAINGUENEAU, D. Termos-chave da Análise do Discurso. Trad. Márcio Venício Barbosa e Maria Emília Amarante Torres Lima. 6. ed., Belo Horizonte: UFMG, 2006.
SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Eli Gomes Castanho, Luca Schutzenhofer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.