A MATEMÁTICA DE DA VINCI

APLICAÇÃO DA RAZÃO ÁUREA E DA GEOMETRIA NAS OBRAS DE ARTE DO RENASCIMENTO E DO BARROCO

Autores

  • Juliano Vérri IFPR
  • Maria Clara Lemes da Silva IFPR

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v3i2.2299

Palavras-chave:

Matemática, Arte, Razão áurea, Renascimento, Barroco

Resumo

A arte foi um elemento fundamental para a civilização ocidental desde suas raízes há mais de dois milênios, gerando beleza e registrando sua história, criando-se assim um legado de valor inestimável. A visão platônica das formas eternas influenciou diretamente na busca do ideal de beleza, tanto no campo da arte quanto no da arquitetura, fazendo com que a matemática se fizesse presente em várias obras por meio de proporções, padrões, formas e simetrias. A razão áurea, que permeia o universo em vários aspectos da natureza, teve sua aplicação recorrente nas obras de arte para obtenção de harmonia e da correlação correta entre cada parte e o todo. Neste trabalho é apresentada uma análise de como elementos da matemática e da geometria estão presentes nas obras de arte consideradas representantes máximos do período do renascimento e do barroco. De modo particular, foi analisada a presença da razão áurea e de retas de perspectiva nas obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Caravaggio, Velázquez, Vermeer e Claude Lorrain. Todas as imagens foram obtidas através das plataformas online Google Arts & Culture e WikiArt. A partir do estudo realizado pôde-se verificar a interação entre a matemática e a arte, e a contribuição essencial que a matemática proporciona ao artista que busca obter o equilíbrio e harmonia na composição de sua obra de arte. 

Referências

ATALAY, B. Math and the Mona Lisa: The Art and Science of Leonardo da Vinci. 1 Ed. New York: HarperCollins, 2006.

BELINI, M. . A razão áurea e a sequência de Fibonacci. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, 2015.

BERTATO, F. M. A “De Divina Proportione” de Luca Pacioli. 322 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Campinas, Campinas, 2008.

CUMMING, R. Para entender a arte. São Paulo: Editora Ática, 1996.

GOOGLE. Google Arts & Culture, 2022. Leonardo da Vinci. Disponível em: https://artsandculture.google.com/entity/leonardo-da-vinci/m04lg6?categoryId=artist Acesso em: 10 nov. 2022.

GHYKA, M. The Geometry of Art and Life. 1a Ed. New York: Dover Publications, 1977.

HUNTLEY, H. E. The divine proportion: a study in mathematical beauty. 1 a Ed. New York: Dover Publications, 1970.

SCRUTON, R. Beleza. 1a Ed. São Paulo: É Realizações, 2013.

PAYNE, E. Composition of Outdoor Painting, 7 a Ed. Laguna Beach: Deru’s Fine Arts,1957.

PHI 1.618: THE GOLDEN NUMBER. The Parthenon and Golden Ratio: Myth or Misinformation? Disponível em: https://www.goldennumber.net/parthenon-golden-ratio-myth-or-misinformation/ Acesso em: 15 out. 2022.

PHI 1.618: THE GOLDEN NUMBER. Da Vinci and the Divina Proportion in Art Composition. Disponível em: https://www.goldennumber.net/leonardo-da-vinci-golden-ratio-art/ Acesso em: 15 out. 2022.

WHY Beauty Matters by Roger Scruton. Direção: Louise Lockwood. Produção: Andrew Lockyer. Inglaterra: BBC, 2009.

WIKIART. Wikiart Enciclopédia de Artes Visuais, 2022. Barroco. Disponível em: https://www.wikiart.org/pt/artists-by-art-movement/barroco Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

03/02/2023

Como Citar

VÉRRI, J.; LEMES, M. C. A MATEMÁTICA DE DA VINCI: APLICAÇÃO DA RAZÃO ÁUREA E DA GEOMETRIA NAS OBRAS DE ARTE DO RENASCIMENTO E DO BARROCO. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022008, 2023. DOI: 10.47734/rce.v3i2.2299. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2299. Acesso em: 26 abr. 2024.