COPRECY:

UM SISTEMA DE PREVENÇÃO AO CYBERBULLYING

Autores

  • Dandara Vigorito Drigo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari
  • Gabriela Claudino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari
  • Giulia Melikardi Soares De Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari
  • Luana Mendes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Capivari
  • Wagner Machado do Amaral IFSP

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v3i2.2240

Palavras-chave:

Cyberbullying, Violência Virtual, Site, Sistema de Prevenção

Resumo

O avanço da internet resulta na intensificação das relações humanas de forma digital. Contudo, temos a transferência de atos de intolerância, como o bullying, para a internet. Esse panorama resulta em uma das violências sofridas pelos usuários da rede, o cyberbullying. O presente trabalho realiza uma revisão da literatura e propõe o COPRECY, um site que visa prevenir este problema e instruir as pessoas sobre esse novo tipo de violência. O site foi desenvolvido utilizando HTML, CSS, Javascript, Bootstrap, PHP e MySQL, de forma simples e minimalista, e apresenta textos informativos a respeito do cyberbullying, como identificá-lo e preveni-lo. O site também possui um fórum interativo, para que os usuários possam interagir e debater. Espera-se que o site proposto ajude a conscientizar os usuários a respeito dos impactos causados pelo cyberbullying.

Referências

ALBALADEJO-BLÁZQUEZ, N.; RUIZ-ROBLEDILLO, N.; SÁNCHEZ-SANSEGUNDO, M.; FERNÁNDEZ-ALCÁNTARA, M.; DELECCHIO, E.; ARANGO-LASPRILLA, J. C. Health-Related Quality of Life and Mental Health of Adolescents Involved in School Bullying and Homophobic Verbal Content Bullying. International Journal of Environmental Research and Public Health, Julho de 2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/reference-manager/reader/15f415c1-4b2d-32ee-8700-36b8e2bdc648/43acc72c-7e7c-d9db-435c-290c05d67000/ Acesso em: 08/08/2022.

ARAUJO, N. C.; FACHIN, J.. Evolução das fontes de informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 29, n.1, 2015. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6982/5-%205463-15446-1-RV%202%20-ok%20juliana%20fachin%20final.pdf?sequence=1 Acesso: 21/07/2022.

BANDEIRA, C. de M.; HUTZ, C. S. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Número 1, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NbpMpgSfMS3xnpddKdzCphp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 09/08/2022.

BORELLI, A.; ZAMPERLIN, E. Conhecendo para prevenir. Bullying e cyberbullying. Nethics Educação Digital, p.15, Setembro de 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm Acesso em: 08/08/2022.

CHAN, T. K.H.; CHEUNG, C. M. K.; WONG, R. Y. M. Cyberbullying on Social Networking Sites: The Crime Opportunity and Affordance Perspectives. Journal of Management Information Systems, 14 de Junho de 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07421222.2019.1599500?src=getftr Acesso em: 25/07/2022.

CHAN, T. K. H.; CHEUNG, C. M. K.; LEE, Z. W. Y. Cyberbullying on social networking sites: A literature review and future research directions. Information & Management, 5 de Dezembro de 2020. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0378720620303499?token=11D0A4786DE5EA059E12F613800D5BA391BB97E36B6C85B0674BCB9A1FF9A96CFD2377B40551F562417C723CC63FA018&originRegion=us-east-1&originCreation=20221121133204 Acesso em: 25/07/2022.

FEIJÓ, F. R.; GRÃF, D. D.; PEARCE, N.; FASSA, A. Risk Factors for Workplace Bullying: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 31 de Maio de 2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/catalogue/f863ba27-b4af-34e3-8934-48b991ed8b3b/ Acesso em: 08/08/2022.

GONÇALVES, A. L. Sistema de internet para tabulação de dados como material de apoio ao projeto bullying e cyberbullying litoral do Paraná. Universidade Federal do Paraná, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/147520642.pdf Acesso em: 01/09/2022.

LINS, B. F. E (2013). A evolução da Internet: uma perspectiva histórica. Disponível em: http://www.belins.eng.br/ac01/papers/aslegis48_art01_hist_internet.pdf Acesso em: 25/07/2022.

MUVARIZ, D. H.; FITRIANI, H. N; NISRINA, I.; NASHORI, F. Perdão, autoestima e resiliência em adultos vítimas de Bullying. Al-Balagh: Jurnal Dakwah dan Komunikasi,Vol. 5, No. 2, July – December 2020, pp. 165 - 19. Acesso em: 31/08/2022.

POSETTI, J.; MATTHEWS, A. A short guide to the history of ’fake news’ and disinformation. International Center for Journalists, 2018. Disponível em: https://www.icfj.org/sites/default/files/2018-07/A%20Short%20Guide%20to%20History%20of%20Fake%20News%20and%20Disinformation_ICFJ%20Final.pdf Acesso em: 25/07/2022.

REYNOLDS, K; KONTOSTATHIS, A.; EDWARDS, L. Using Machine Learning to Detect Cyberbullying. International Conference on Machine Learning and Applications, 2011. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=6147681 Acesso em: 01/09/2022.

SILVA, L. W. Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA. Folha de S. Paulo, 12 de agosto de 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml#:~:text=A%20internet%20foi%20criada%20em,Departamento%20de%20Defesa%20norte%2Damericano Acesso: 20/07/2022.

SPIZZIRRI, R., WAGNER, A., MOSMANN, C., & ARMANI, A. Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas. Psicologia Argumento, n. 30(69), p. 327-335, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/23288/22361 Acesso em: 09/06/2022.

STIVES, K. L.; MAY, D. C.; PILKINTON, M.; BETHEL, C. L.; EAKIN, D. K. Strategies to Combat Bullying: Parental Responses to Bullies, Bystanders, and Victims. Mississippi State University, Mississippi State, USA, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0044118X18756491 Acesso em: 08/08/2022.

UNICEF. Cyberbullying: O que é e como pará-lo. UNICEF Brasil: para cada criança, 10 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo Acesso em: 22 de junho de 2022.

Downloads

Publicado

03/08/2023

Como Citar

VIGORITO DRIGO, D.; CLAUDINO, G.; MELIKARDI SOARES DE LIMA, G.; MENDES DOS SANTOS, L.; MACHADO DO AMARAL, W. COPRECY:: UM SISTEMA DE PREVENÇÃO AO CYBERBULLYING. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022010, 2023. DOI: 10.47734/rce.v3i2.2240. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2240. Acesso em: 25 abr. 2024.