COPRECY:
UM SISTEMA DE PREVENÇÃO AO CYBERBULLYING
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v3i2.2240Palavras-chave:
Cyberbullying, Violência Virtual, Site, Sistema de PrevençãoResumo
O avanço da internet resulta na intensificação das relações humanas de forma digital. Contudo, temos a transferência de atos de intolerância, como o bullying, para a internet. Esse panorama resulta em uma das violências sofridas pelos usuários da rede, o cyberbullying. O presente trabalho realiza uma revisão da literatura e propõe o COPRECY, um site que visa prevenir este problema e instruir as pessoas sobre esse novo tipo de violência. O site foi desenvolvido utilizando HTML, CSS, Javascript, Bootstrap, PHP e MySQL, de forma simples e minimalista, e apresenta textos informativos a respeito do cyberbullying, como identificá-lo e preveni-lo. O site também possui um fórum interativo, para que os usuários possam interagir e debater. Espera-se que o site proposto ajude a conscientizar os usuários a respeito dos impactos causados pelo cyberbullying.
Referências
ALBALADEJO-BLÁZQUEZ, N.; RUIZ-ROBLEDILLO, N.; SÁNCHEZ-SANSEGUNDO, M.; FERNÁNDEZ-ALCÁNTARA, M.; DELECCHIO, E.; ARANGO-LASPRILLA, J. C. Health-Related Quality of Life and Mental Health of Adolescents Involved in School Bullying and Homophobic Verbal Content Bullying. International Journal of Environmental Research and Public Health, Julho de 2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/reference-manager/reader/15f415c1-4b2d-32ee-8700-36b8e2bdc648/43acc72c-7e7c-d9db-435c-290c05d67000/ Acesso em: 08/08/2022.
ARAUJO, N. C.; FACHIN, J.. Evolução das fontes de informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 29, n.1, 2015. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6982/5-%205463-15446-1-RV%202%20-ok%20juliana%20fachin%20final.pdf?sequence=1 Acesso: 21/07/2022.
BANDEIRA, C. de M.; HUTZ, C. S. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Número 1, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NbpMpgSfMS3xnpddKdzCphp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 09/08/2022.
BORELLI, A.; ZAMPERLIN, E. Conhecendo para prevenir. Bullying e cyberbullying. Nethics Educação Digital, p.15, Setembro de 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm Acesso em: 08/08/2022.
CHAN, T. K.H.; CHEUNG, C. M. K.; WONG, R. Y. M. Cyberbullying on Social Networking Sites: The Crime Opportunity and Affordance Perspectives. Journal of Management Information Systems, 14 de Junho de 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07421222.2019.1599500?src=getftr Acesso em: 25/07/2022.
CHAN, T. K. H.; CHEUNG, C. M. K.; LEE, Z. W. Y. Cyberbullying on social networking sites: A literature review and future research directions. Information & Management, 5 de Dezembro de 2020. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0378720620303499?token=11D0A4786DE5EA059E12F613800D5BA391BB97E36B6C85B0674BCB9A1FF9A96CFD2377B40551F562417C723CC63FA018&originRegion=us-east-1&originCreation=20221121133204 Acesso em: 25/07/2022.
FEIJÓ, F. R.; GRÃF, D. D.; PEARCE, N.; FASSA, A. Risk Factors for Workplace Bullying: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 31 de Maio de 2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/catalogue/f863ba27-b4af-34e3-8934-48b991ed8b3b/ Acesso em: 08/08/2022.
GONÇALVES, A. L. Sistema de internet para tabulação de dados como material de apoio ao projeto bullying e cyberbullying litoral do Paraná. Universidade Federal do Paraná, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/147520642.pdf Acesso em: 01/09/2022.
LINS, B. F. E (2013). A evolução da Internet: uma perspectiva histórica. Disponível em: http://www.belins.eng.br/ac01/papers/aslegis48_art01_hist_internet.pdf Acesso em: 25/07/2022.
MUVARIZ, D. H.; FITRIANI, H. N; NISRINA, I.; NASHORI, F. Perdão, autoestima e resiliência em adultos vítimas de Bullying. Al-Balagh: Jurnal Dakwah dan Komunikasi,Vol. 5, No. 2, July – December 2020, pp. 165 - 19. Acesso em: 31/08/2022.
POSETTI, J.; MATTHEWS, A. A short guide to the history of ’fake news’ and disinformation. International Center for Journalists, 2018. Disponível em: https://www.icfj.org/sites/default/files/2018-07/A%20Short%20Guide%20to%20History%20of%20Fake%20News%20and%20Disinformation_ICFJ%20Final.pdf Acesso em: 25/07/2022.
REYNOLDS, K; KONTOSTATHIS, A.; EDWARDS, L. Using Machine Learning to Detect Cyberbullying. International Conference on Machine Learning and Applications, 2011. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=6147681 Acesso em: 01/09/2022.
SILVA, L. W. Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA. Folha de S. Paulo, 12 de agosto de 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml#:~:text=A%20internet%20foi%20criada%20em,Departamento%20de%20Defesa%20norte%2Damericano Acesso: 20/07/2022.
SPIZZIRRI, R., WAGNER, A., MOSMANN, C., & ARMANI, A. Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas. Psicologia Argumento, n. 30(69), p. 327-335, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/23288/22361 Acesso em: 09/06/2022.
STIVES, K. L.; MAY, D. C.; PILKINTON, M.; BETHEL, C. L.; EAKIN, D. K. Strategies to Combat Bullying: Parental Responses to Bullies, Bystanders, and Victims. Mississippi State University, Mississippi State, USA, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0044118X18756491 Acesso em: 08/08/2022.
UNICEF. Cyberbullying: O que é e como pará-lo. UNICEF Brasil: para cada criança, 10 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo Acesso em: 22 de junho de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Dandara Vigorito Drigo, Gabriela Claudino, Giulia Melikardi Soares De Lima, Luana Mendes dos Santos, Wagner Machado do Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.