ATRIBUTOS DA QUALIDADE VALORIZADOS PELAS CLIENTES DO GÊNERO FEMININO NO E-COMMERCE DE MODA E ACESSÓRIOS

Autores

  • Beatriz Andrade de Souza Universidade de São Paulo/Fac. Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto- FEA-RP/USP
  • Márcia Mazzeo Grande Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v3i2.2180

Palavras-chave:

E-commerce, Gestão da Qualidade, Moda Feminina, Dimensões da Qualidade de E-commerce.

Resumo

A gestão da qualidade tem sido relevante para gerar valor para os clientes de uma empresa. O e-commerce da categoria de moda e acessórios cresceu substancialmente nos últimos anos e tem como principal público consumidor as clientes do gênero feminino. Dessa forma, torna-se imprescindível que gestores desse formato de negócio tenham conhecimento de quais aspectos relacionados à qualidade são considerados importantes pelas clientes do gênero feminino desse segmento. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar quais atributos de qualidade são valorizados pelas clientes de gênero feminino de e-commerce de moda feminina e acessórios. A estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento, realizado por meio de questionário semiestruturado online- Google Forms -  enviado para dois grupos da rede social Facebook, ligados à moda feminina formado apenas por pessoas do gênero feminino. Tratou-se assim de uma amostra intencional não probabilística. Foram obtidas 43 respostas. Os resultados da pesquisa mostraram que as dimensões mais valorizadas pelas clientes foram Cumprimento, que indica até que ponto as promessas do site sobre a entrega do pedido e a disponibilidade do item são atendidas, e Eficiência, relacionada à facilidade e velocidade de acessar e usar o site. Além disso, este trabalho também identificou novas dimensões relevantes para as clientes no momento da compra em um e-commerce de moda feminina, sendo elas Detalhamento, Avaliação/Feedback e Rastreabilidade.

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Publicado

02/22/2023

Como Citar

ANDRADE DE SOUZA, B.; MAZZEO GRANDE, M. ATRIBUTOS DA QUALIDADE VALORIZADOS PELAS CLIENTES DO GÊNERO FEMININO NO E-COMMERCE DE MODA E ACESSÓRIOS. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022007, 2023. DOI: 10.47734/rce.v3i2.2180. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2180. Acesso em: 23 abr. 2024.