A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v3i2.2172Palavras-chave:
Palavras-chave: Metodologia ativa; Educação básica; ensino; Língua Inglesa; Professor de inglês; Prática de ensino.Resumo
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem energizam a prática docente e buscam envolver os alunos em realizar atividades que dão real sentido ao conhecimento. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo fazer uma revisão teórica sobre a importância das metodologias ativas no ensino de inglês na escola pública. Através de uma revisão bibliográfica, primeiramente buscamos fazer uma retomada do conceito de método aplicado ao ensino de línguas (BROWN, 2007) para, em seguida, destacar alguns dos principais métodos que orientaram o ensino de inglês (LEFFA, 2016; LIMA, 2017). Mais recentemente, estudos têm demonstrado que a perspectiva de atuação do professor de inglês com o uso de metodologias ativas é promissora e desafiadora ao mesmo tempo. Ainda existem desafios associados ao uso de estratégias de aprendizagem ativa no ensino de inglês, principalmente relacionados à falta de recursos, baixa autoestima dos alunos e resistência à mudança. Ainda assim, as metodologias ativas apresentam potencialidades para o ensino de línguas por possibilitarem absorção do conhecimento por meio da participação mais ativa dos alunos.
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