Batalha Naval:
Um estudo sobre o uso dos jogos e a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v3i1.2054Palavras-chave:
Gamificação, Interdisciplinaridade, Batalha NavalResumo
O objetivo deste projeto é implementar um jogo de batalha naval interdisciplinar, com o propósito de realizar através de uma atividade prática o uso de conhecimentos teóricos e vivenciados sobre os obstáculos encontrados nas escolas públicas de atuação. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica (para idealização e produção do projeto) e a pesquisa de campo (para a aplicaçãoe coleta de dados para análise).
Mediante as problemáticas, o estudante pode construir sua aprendizagem de forma atrativa e dinâmica, proporcionando um ambiente descontraído que possibilita a construção de uma aprendizagem significativa, a fim de tornar o aluno protagonista e o professor seu orientador, reduzindo a forma tradicional de ensino.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CARMARGO, Fausto. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
JUNIOR, Gilmario dos Santos Freitas; ROCHA, Mario Ferreira da; ALBURQUERQUE, Monck Charles Nunes de. O uso do blog como ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem: relato de experiência vivida em Horizonte CE. Revista Tecnologias na Educação. v. 7. N. 12. 2015. p. 1-11.
MANHÃES, Ana Cláudia Tavares da Silva. Uso do blog como facilitador da aprendizagem. Volta Redonda. Revista Valore. 2016. p. 111-130.
Metodologia ativa na educação. Andreza Regina Lopes da Silva, Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello, organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.
Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018.
NILES, Rubia Paula Jacob; SOCHA, Kátia. A importância de das atividades lúdicas na educação infantil. Santa Catarina. Ágora Revista de divulgação científica. v.19. n. 1. 2014. p. 80-94.
QUEIROZ, Carolina Rodrigues; CARVALHO, Ascânio Wanderley Abrantes de. A importância do lúdico na educação infantil. Piauí. Revista do plano nacional de formação de professores na educação básica. v. 4 n. 1. 2016. p. 161-165.
ROMANÍ, Cristóbal Cobo. Explorando tendências para a educação no século XXI. Cadernos de Pesquisa. v. 42. N. 147. 2012. p. 848-867.
SCHWEDER, Sabine; MORAES, Ana Caroline de. A construção e o uso do blog como ferramenta pedagógica interdisciplinar: perspectivas e desafios. Águas de Lindóia. IX Encontro nacional de pesquisa em educação. de 10 à 14 de novembro de 2013. p. 1-8.
Downloads
Publicado
Versões
- 09/08/2022 (2)
- 09/08/2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.