Esta é uma versão desatualizada publicada em 09/08/2022. Leia a versão mais recente.

Batalha Naval:

Um estudo sobre o uso dos jogos e a interdisciplinaridade

Autores

  • VANESSA KELLY MANOEL IFSP- CAPIVARI

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v3i1.2054

Palavras-chave:

Gamificação, Interdisciplinaridade, Batalha Naval

Resumo

O objetivo deste projeto é implementar um jogo de batalha naval interdisciplinar, com o propósito de realizar através de uma atividade prática o uso de conhecimentos teóricos e vivenciados sobre os obstáculos encontrados nas escolas públicas de atuação. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica (para idealização e produção do projeto) e a pesquisa de campo (para a aplicaçãoe coleta de dados para análise). 
Mediante as problemáticas, o estudante pode construir sua aprendizagem de forma atrativa e dinâmica, proporcionando um ambiente descontraído que possibilita a construção de uma aprendizagem significativa, a fim de tornar o aluno protagonista e o professor seu orientador, reduzindo a forma tradicional de ensino.

Referências

BERGMANN, Jonathan. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem / Jonathan Bergmann; Aaron Sams; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. - 1. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CARMARGO, Fausto. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

JUNIOR, Gilmario dos Santos Freitas; ROCHA, Mario Ferreira da; ALBURQUERQUE, Monck Charles Nunes de. O uso do blog como ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem: relato de experiência vivida em Horizonte CE. Revista Tecnologias na Educação. v. 7. N. 12. 2015. p. 1-11.

MANHÃES, Ana Cláudia Tavares da Silva. Uso do blog como facilitador da aprendizagem. Volta Redonda. Revista Valore. 2016. p. 111-130.

Metodologia ativa na educação. Andreza Regina Lopes da Silva, Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello, organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017.

Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018.
NILES, Rubia Paula Jacob; SOCHA, Kátia. A importância de das atividades lúdicas na educação infantil. Santa Catarina. Ágora Revista de divulgação científica. v.19. n. 1. 2014. p. 80-94.

QUEIROZ, Carolina Rodrigues; CARVALHO, Ascânio Wanderley Abrantes de. A importância do lúdico na educação infantil. Piauí. Revista do plano nacional de formação de professores na educação básica. v. 4 n. 1. 2016. p. 161-165.

ROMANÍ, Cristóbal Cobo. Explorando tendências para a educação no século XXI. Cadernos de Pesquisa. v. 42. N. 147. 2012. p. 848-867.

SCHWEDER, Sabine; MORAES, Ana Caroline de. A construção e o uso do blog como ferramenta pedagógica interdisciplinar: perspectivas e desafios. Águas de Lindóia. IX Encontro nacional de pesquisa em educação. de 10 à 14 de novembro de 2013. p. 1-8.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Versões

Como Citar

MANOEL, V. K. Batalha Naval: : Um estudo sobre o uso dos jogos e a interdisciplinaridade. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.47734/rce.v3i1.2054. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2054. Acesso em: 26 abr. 2024.