EVASÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE DE GÊNERO:
UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v3i1.2035Palavras-chave:
Evasão Escolar; Gênero e Sexualidade; Tecnologia da Informação; Educação.Resumo
O tema proposto foi escolhido considerando a importância de estudar e entender as possíveis relações entre a Evasão Escolar e a Diversidade de Gênero, analisando a utilização da tecnologia como uma ferramenta para a diminuição da evasão escolar e como um meio de contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Todos os dados foram obtidos por meio de respostas dos professores ao questionário construído neste trabalho. Para a compreensão deste tema foi necessário um estudo sobre Gênero e Sexualidade e Evasão Escolar, observando os dados acerca desses temas, de modo a propor reflexões sobre eles. Os resultados e os estudos realizados ocasionaram na produção deste artigo.
Palavras-chave: Evasão Escolar; Gênero e Sexualidade; Tecnologia da Informação; Educação.
Abstract
The proposed theme was chosen considering the importance of studying and understanding the possible relationships between School Dropout and Gender Diversity, analyzing the use of technology as a tool to reduce school dropout and as a means of contributing to student learning. The objective of this work was to develop and analyze the possible relationships between School Dropout and Gender and Sexuality, approaching these ideas through a theoretical framework and collecting teacher’s conceptions about these concepts through a questionnaire. All data were obtained through teacher's responses to this questionnaire constructed in this work. In order to understand this theme, a study on Gender and Sexuality and School Dropout was necessary, observing the data about these themes, in order to propose reflections on them. The results and studies carried out led to the production of this article.
Keywords: School Dropout; Gender and Sexuality; Information Technology; Education.
Referências
CAMPOS, Luiz Augusto. RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 32, p. 1-19, 2017.
CILIATO, F.L.G ; SARTORI, J. . Pluralidade cultural: os desafios aos professores em frente da diversidade cultural. Revista Monografias Ambientais , v. 14, p. 65-78, 2015
COSTA, R. S. M. . Homossexualidade: um conceito preso ao tempo. Bagoas : Revista de Estudos Gays , v. 1, p. 121-144, 2007.
GODOY, ELENILTON VIEIRA ; SANTOS, VINÍCIO DE MACEDO . Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 30, p. 15-41, 2014.
GONÇALVES, A.. Diversidade e inclusão na educação. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2017, Curitiba - PR. Anais - XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2017.
KINDEL, E. A. I.;ROSA, R. T. D.. Sexualidade e gênero na sala de aula: abordagens didáticas e discussões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado:pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.7-34
PEREIRA, C. M.; CRUZ, B. R. ; MELLO, N. F. ; SILVA, T.R ; LIMA, P. P. . As Transformações Geopolíticas e o Pensamento Nazista na Segunda Guerra Mundial: As Perseguições aos Ciganos (1939-1945). TEMPORALIDADES, v. 12, p. 540-558, 2020.
TEIXEIRA, I. M; SILVA, E. P. História da Eugenia e ensino de genética. História da Ciência e Ensino, v. 15, 2017, p. 63-80. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/317051778_Historia_da_eugenia_e_ensino_de_genetic
a?enrichId=rgreqc184676dcbba1500c8731b3ecfce7df5X&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOzMxNzA1MTc3ODtBUzo2Mzg4NTc4OTY3OTYxNjNA
MTUyOTMyNzAwMDc5Mg%3D%3D&el=1_x_2&_esc=publicationCoverPdf>. Acesso em: 06 de ago. de 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 09/07/2022 (2)
- 09/07/2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.