Um jogo didático para o ensino das Leis de Newton
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v1i1.1403Palavras-chave:
Jogos Educacionais, Aprendizagem, Motivação, Ensino de Física, Leis de NewtonResumo
Este trabalho descreve como a utilização de um jogo didático contribui para motivar os estudantes nas aulas de Física no Ensino Médio. O jogo de tabuleiro chamado “Corrida Espacial” explora de forma lúdica as Leis de Newton e suas aplicações. O jogo foi aplicado aos estudantes do 1° Ano do Ensino Médio Integrado aoTécnico em Química do IFSP –Capivari, que, após participarem da atividade, responderam um questionário contemplando vários aspectos do jogo. Os resultados obtidos mostram que os estudantes se sentiram motivados e envolvidos no processo de aprendizagem.
Abstract
This paper describes how the use of a didatic game contribuites to motivate High School stundents in Physics class and ground the importance of new methodologies in the teaching-learning process. The board game called “Space Race” explores Newton’s Laws and their aplications in a playful way. The game was applied to the students from the 1st Year of High School Integrated to the Chemistry Technician at IFSP -Capivari, who after play the game responded to a survey about it. The results show that the students felt motivated and involved in the learning process.
Keywords: Educative games; Learning; Motivation; Physics teaching; Newton’s Laws.Referências
ALMEIDA, T. P. et al. Quizphysics: utilizando a ludicidade do jogo didático como estratégia para ensinar Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. P. 1 –8.
ALVES, L.; BIANCHIN, M.A. O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia27(83), 282, 2010.
BLAKELY, G. et al. Educational gaming in the health sciences: systematic review. Journal of Advanced Nursing.65(2), 259-269, 2009.
BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma propost metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.24, n.2, 2007.
BORUCHOVITCH, E., BZUNECK, J. A. A motivação doaluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed, Petrópolis, Vozes, 2009.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo, Cortez Editora, 2005.
CLUA, E. W., BITTENCOURT, J. R. Uma nova concepção para a criação de jogos educativos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA, 2004. Disponível em http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/marcelo/materiais/Clua_e_Bittencourt_2004___Cria__o_de_Jogos_Educativos___minicurso.pdf, acesso em 20 de janeiro de 2018.
FERREIRA, J. M. et al. Elaboração de Jogos Didáticos no PIBID em Dupla Perspectiva: Formação Docente e Ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais [...] Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011, 624-2.
GLYNM, S. M., e KOBALLA, T.R. Motivation to learn college science. In Joel J. Mintzes and William H. Leonard (Eds.) Handbook of College Science Teaching, pp.25-32. Arlington, VA: National Science Teachers Association Press, 2006.
HANCOCK, D. R. Influencingpostsecondary students’ motivation to learn in the classroom. College Teaching.50(2), 63-66, 2002.
KELLER, J. Motivation in cyber learning environments. International Journal of Educational Technology, 1(1), 7-30, 1999.
MIRANDA, S. No fascínio do jogo, aalegria de aprender. Linhas Críticas, V.8, n.14, 2002.
PEREIRA, R. F., FUSINATO, P. A., NEVES, M. C. Desenvolvendo um Jogo de Tabuleiro para o Ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. P. 12-23.
REIS, J.S. et al. Ensino de Termologia com aplicação do jogo “Caminhos Termométricos”. Física na Escola, V.6, n.2, 2018.
ROUSE, K. E. "Gamification in Science Education: The Relationshipof Educational Games to Motivation and Achievement". 2013. Dissertations. 622, Disponível em: https://aquila.usm.edu/dissertations/622, acesso em 16 de junho de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ciência em Evidência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Ciência em Evidência (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Ciência em Evidência (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.