O potencial da produção de vídeos digitais para transformar as aulas de matemática

uma experiência na educação básica

Autores

  • Carlos Eduardo Ribeiro IFSP/ Capivari
  • Profª Drª Ana Karina Cancian Baroni IFSP / Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2783

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação Matemática, Produção de vídeos, Educação Básica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a produção de vídeos educacionais como estratégia para a aprendizagem da Matemática, com foco na integração das tecnologias digitais e das metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu uma pesquisa bibliográfica e a análise de vídeos produzidos por estudantes do Ensino Médio, a partir de critérios, tais como: conteúdo matemático, engajamento, criatividade, organização e colaboração. Para embasamento teórico, foram consideradas as contribuições de pesquisadores nas temáticas citadas e também as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular BNCC, aporte que aponta para a importância do protagonismo estudantil e do uso crítico das tecnologias. O processo de produção dos vídeos seguiu etapas como delimitação do tema, pesquisa, roteirização, gravação e edição. Os resultados indicam que os vídeos favorecem o desenvolvimento de habilidades como autonomia, comunicação e trabalho em equipe, além de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Como contribuição, o trabalho sugere caminhos para a inserção qualificada das mídias digitais no ensino de Matemática, valorizando o papel ativo do estudante na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ribeiro, IFSP/ Capivari

Especialista em Educação em Ciências e Matemática
Colégio Emílio Rousseau, São Paulo, SP, Brasil.
careribeiro@hotmail.com

Profª Drª Ana Karina Cancian Baroni, IFSP / Capivari

DAE/Matemática/GIEMAG/Doutora em Educação Matemática
Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.
anak@ifsp.edu.br 

Referências

BORBA, M. C. Tecnologias digitais, modelagem e a reconfiguração do espaço pedagógico. Bolema, v. 33, n. 65, p. 1154-1172, 2019.

BORBA, M. C. O futuro da Educação Matemática em tempos de pandemia. Educação em Revista, v. 36, 2020.

BORBA, M. C. Tecnologias digitais e currículo na educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2012.

BORBA, M. C. Tecnologias digitais e a transformação do ensino de Matemática. In: SILVA, R. (org.). Educação matemática em rede. São Paulo: Autêntica, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 11 abr. 2025.

CHAVES, M. C. A importância da aprendizagem colaborativa na educação contemporânea. Revista Educação em Foco, v. 22, n. 1, p. 45-60, 2019.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2020. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em 11 abr. 2025.

OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. C. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de Matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 2, jan-mar 2017.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. 2005. Disponível em: http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Acesso em 11 abr. 2025.

SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. Trad. Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.

VALENTE, J. A. Vídeos e aprendizagem ativa: reflexões sobre a prática docente. In: PRETI, O.; VALENTE, J. A. (org.). Tecnologias digitais e inovação na educação. Campinas: NIED/Unicamp, 2020.

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

RIBEIRO, C. E.; BARONI, A. K. C. O potencial da produção de vídeos digitais para transformar as aulas de matemática: uma experiência na educação básica. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 6, n. FC, p. e025004, 2025. DOI: 10.47734/rce.v6iFC.2783. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2783. Acesso em: 5 dez. 2025.