O potencial da produção de vídeos digitais para transformar as aulas de matemática
uma experiência na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2783Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Educação Matemática, Produção de vídeos, Educação BásicaResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a produção de vídeos educacionais como estratégia para a aprendizagem da Matemática, com foco na integração das tecnologias digitais e das metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu uma pesquisa bibliográfica e a análise de vídeos produzidos por estudantes do Ensino Médio, a partir de critérios, tais como: conteúdo matemático, engajamento, criatividade, organização e colaboração. Para embasamento teórico, foram consideradas as contribuições de pesquisadores nas temáticas citadas e também as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular BNCC, aporte que aponta para a importância do protagonismo estudantil e do uso crítico das tecnologias. O processo de produção dos vídeos seguiu etapas como delimitação do tema, pesquisa, roteirização, gravação e edição. Os resultados indicam que os vídeos favorecem o desenvolvimento de habilidades como autonomia, comunicação e trabalho em equipe, além de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Como contribuição, o trabalho sugere caminhos para a inserção qualificada das mídias digitais no ensino de Matemática, valorizando o papel ativo do estudante na construção do conhecimento.
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