O uso de jogos na aprendizagem de frações no Ensino Fundamental II

Autores

  • Erica Farabotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Prof. Dr. Alexandre Garcia Aguado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2717

Palavras-chave:

Matemática, Fração, Jogos, Aprendizagem

Resumo

A matemática é essencial em diversas áreas da vida cotidiana, porém seu ensino enfrenta desafios nas escolas brasileiras devido à sua percepção como uma disciplina difícil. Utilizando a revisão sistemática como metodologia, este trabalho teve o objetivo de analisar e discutir os resultados obtidos em cinco trabalhos diferentes que utilizaram o lúdico no ensino de frações para estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental II. Aspectos como o maior engajamento dos discentes na utilização de jogos nas aulas de matemática e bons resultados em relação à aprendizagem emergiram a partir dessa análise.

Biografia do Autor

Erica Farabotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Aluna de Pós-Graduação em Educações e Tecnologias Digitais

Prof. Dr. Alexandre Garcia Aguado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Docente - Pós-Graduação em Educações e Tecnologias Digitais.

Referências

ALVES Luciana; BIANCHIN Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. São José do Rio Preto, 2010. Disponível em: < https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/210/o-jogo-como-recurso-de-aprendizagem>. Acesso em: 10 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2024.

CARDOSO, P.; MAMEDE, E. Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 49, n. contínuo, p. e261007–e261007. São Paulo, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/9cJvFhsjXs9sHsR7hBfVHnK/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 22 dez. 2023.

FIGUEIREDO, Jairo Vogado de; MOURA, Egnilson Miranda De; ARAUJO, Joniel Mendes de. O ensino de frações mediado por jogos de aprendizagem: uma proposta para o ensino. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 2, p. 259–272. Cuiabá, 2018. Disponível em: < https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6842>. Acesso em: 28 nov. 2023.

MOTA, Eliane F. Campos. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Infantil (TDAH): Trabalho com Jogos e Materiais Manuseáveis. Dissertação de Mestrado. Goiânia, 2010. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/f9db0052-5cbc-455f-8132-9059f07dc87f/content>. Acesso em: 18 dez. 2023.

NEVES, Liliane Xavier.; FUNATO, Rosane Leite.; HENRIQUES, Afonso. Análise da constituição do Jogo Copos das Frações sob Perspectiva da Abordagem Instrumental. Intermaths, v. 1, n. 1, p. 197–212. Vitória da Conquista, 2020. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/7330>. Acesso em: 30 nov. 2023.

PEDREIRA, Gilvanice C.; CORREIA, Maria da Conceição; ESCOLA, Joaquim. Desafios do futuro professor de matemática: estudo de caso na Bahia, Brasil. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, p. 228–232. 2017. Disponível em: <https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.06.2541/pdf>. Acesso em: 17 dez. 2023.

PREVÊ, Deison Teixeira; SHENECKEMBERG, Cleder Marcos.; MUNHOZ, Regina Helena. Lúdico no Ensino de Frações. Revista BOEM, v. 2, n. 2, p. 88–99. Florianópolis, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3970>. Acesso em: 4 ago. 2023.

RIBAS, Deucleia. Uso de Jogos no Ensino de Matemática. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. v.1. 2016. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_mat_unicentro_deucleiaribas.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2023.

SILVESTRE, B. S.; SILVA, M. M. DA. A organização do ensino do conceito matemático de fração: o jogo como situação desencadeadora da aprendizagem. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 5, n. 3, p. 32–54. 2022. Disponível em: < https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/12797>. Acesso em: 17 out. 2023.

TRINTIN, T. B.; AMORIM, T. E. C. A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 1, p. 113–127. Bento Gonçalves, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292>. Acesso em: 14 dez. 2023.

Downloads

Publicado

10/13/2025

Como Citar

FARABOTTI, E.; AGUADO, A. G. O uso de jogos na aprendizagem de frações no Ensino Fundamental II. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 6, n. FC, p. e025006, 2025. DOI: 10.47734/rce.v6iFC.2717. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2717. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos originados de TCCs

Categorias