A educação financeira na licenciatura em matemática

contribuições do pensamento computacional em uma proposta de sequência didática usando o SCRATCH

Autores

  • Rogério Luis Spagnolo da Silva IFSP - Campus Capivari
  • Ana Karina Cancian Baroni IFSP

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2715

Palavras-chave:

Educação financeira, Pensamento Computacional, Educação Matemática

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática composta por três atividades, para uma abordagem da Educação Financeira em um curso de Licenciatura em Matemática. Considerando as contribuições do Pensamento Computacional na elaboração destas atividades, de forma conectada com os problemas reais da vida financeira e segundo uma concepção de Educação Financeira embasada na Educação Matemática Crítica, foi usado o Scratch para a proposição de uma ação de formação em Educação Financeira aos futuros professores. Espera-se sugerir uma possibilidade e, possivelmente, incentivar outras, não apenas para a formação do professor, mas para a sua própria prática na Educação Básica.

Biografia do Autor

Rogério Luis Spagnolo da Silva, IFSP - Campus Capivari

Aluno do curso de Pós-Graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

Ana Karina Cancian Baroni, IFSP

Docente do curso de Pós-Graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil.

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Publicado

06/27/2025

Como Citar

SILVA, R. L. S. da; BARONI, A. K. C. A educação financeira na licenciatura em matemática : contribuições do pensamento computacional em uma proposta de sequência didática usando o SCRATCH. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 6, n. FC, p. e025003, 2025. DOI: 10.47734/rce.v6iFC.2715. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2715. Acesso em: 5 dez. 2025.