Sequência didática: uma proposta de ensino sobre choques eletrostáticos no cotidiano, à luz dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2684Palavras-chave:
ensino de física, momentos pedagógicos, sequência didática, processos de eletrização, choques eletrostáticosResumo
De maneira geral, as aulas de Física nas escolas tendem a focar principalmente no formalismo matemático, o que torna essa disciplina muito distante do cotidiano dos alunos. Isso resulta em um aprendizado pouco interessante e abstrato para eles. Propostas didáticas contextualizadas, que abordem temas práticos do dia a dia dos alunos, pode promover um ensino mais envolvente e autônomo. Neste trabalho apresentamos uma sequência didática (SD) inovadora que foi desenvolvida baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti, intitulada “Choques eletrostáticos no cotidiano”. A SD desenvolvida está dividida em quatro módulos: (1) A Eletricidade no cotidiano; (2) Entendendo a eletrização por atrito (parte 1); (3) Entendendo a eletrização por atrito (parte 2) e (4) Evitando choques eletrostáticos. O público-alvo desta sequência didática são alunos do Ensino Médio, podendo também ser adaptada para alunos do Ensino Fundamental. O módulo 1 foi proposto tendo como base o primeiro momento pedagógico, os módulos 2 e 3 o segundo momento pedagógico e o módulo 4 baseia-se no terceiro momento pedagógico. Ao longo da SD são propostas atividades práticas e problemas para estimular o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem mais ativa. Embora a SD ainda não tenha sido aplicada, espera-se que esse material contribua positivamente com a prática docente de outros professores que desejem implementá-la.
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