Sequência didática: uma proposta de ensino sobre choques eletrostáticos no cotidiano, à luz dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti

Autores

  • Pâmela Freitas de Souza Pereira CEDUC
  • Cleidson Santiago de Oliveira IFSP
  • Tatiane de Paula Sudbrack IFSP

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2684

Palavras-chave:

ensino de física, momentos pedagógicos, sequência didática, processos de eletrização, choques eletrostáticos

Resumo

De maneira geral, as aulas de Física nas escolas tendem a focar principalmente no formalismo matemático, o que torna essa disciplina muito distante do cotidiano dos alunos. Isso resulta em um aprendizado pouco interessante e abstrato para eles. Propostas didáticas contextualizadas, que abordem temas práticos do dia a dia dos alunos, pode promover um ensino mais envolvente e autônomo. Neste trabalho apresentamos uma sequência didática (SD) inovadora que foi desenvolvida baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti, intitulada “Choques eletrostáticos no cotidiano”. A SD desenvolvida está dividida em quatro módulos: (1) A Eletricidade no cotidiano; (2) Entendendo a eletrização por atrito (parte 1); (3) Entendendo a eletrização por atrito (parte 2) e (4) Evitando choques eletrostáticos. O público-alvo desta sequência didática são alunos do Ensino Médio, podendo também ser adaptada para alunos do Ensino Fundamental. O módulo 1 foi proposto tendo como base o primeiro momento pedagógico, os módulos 2 e 3 o segundo momento pedagógico e o módulo 4 baseia-se no terceiro momento pedagógico. Ao longo da SD são propostas atividades práticas e problemas para estimular o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem mais ativa. Embora a SD ainda não tenha sido aplicada, espera-se que esse material contribua positivamente com a prática docente de outros professores que desejem implementá-la.

Biografia do Autor

Pâmela Freitas de Souza Pereira, CEDUC

Centro Educacional Cristão – CEDUC, Pirassununga, São Paulo, Brasil.

Cleidson Santiago de Oliveira, IFSP

Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, São Paulo, Brasil.

Tatiane de Paula Sudbrack, IFSP

Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Referências

BIERNATH, André. Por que tomamos choque ao tocar em objetos ou pessoas? BBC News Brasil, 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c97ll7e87ydo#:~:text=O%20fen%C3%B4meno%20se%20torna%20mais,excedente%20de%20el%C3%A9trons%20aos%20poucos. Acesso em 15 nov. 2023.

BONADIMAN, Hélio. NONENMACHER, Sandra. Elisabet. Bazana. O gostar e o aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24. n. 2, p. 194-223, ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1087/843. Acesso em: 29 maio. 2025.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André Péres. Física. São Paulo: Cortez. 1988. 181 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002662.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André Péres. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 1990. 207 p.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 2007. 364 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17. ed., 1987. 218 p.

GEHLEN, Simoni Tormohlen. MALDANER, Otavio, Aloisio. DELIZOICOV, Demétrio. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v18n01/v18n01a01.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.

MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 94, p. 73–80, 2018. Disponível em: https://revistas.usp.br/eav/article/view/152679. Acesso em: 29 maio. 2025.

MUENCHEN, Cristiane. DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/y3QT786pHBdGzxcsRtHTb9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 set. 2023.

SASSERON, Lúcia Helena. MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização Científica na Prática: Inovando a Forma de Ensinar Física. 1 ed. São Paulo. Livraria da Física. 2017. 110 p.

WALKER, Jearl. O circo voador da física. Tradução: Claudio Coutinho de Biasi. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 338 p.

ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre. ArtMed. 1998. 53 p.

Downloads

Publicado

08/12/2025

Como Citar

PEREIRA, P. F. de S.; OLIVEIRA, C. S. de; SUDBRACK, T. de P. Sequência didática: uma proposta de ensino sobre choques eletrostáticos no cotidiano, à luz dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 6, n. FC, p. e025005, 2025. DOI: 10.47734/rce.v6iFC.2684. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2684. Acesso em: 6 dez. 2025.