Prevendo tendências no mercado de ações por meio de redes neurais recorrentes

uma proposta de ensino a distância gamificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v6iFC.2563

Palavras-chave:

Gamificação, Mercado de Ações, Predição, Redes Neurais Recorrentes, Curso EAD, Moodle

Resumo

Este trabalho propõe um curso de Ensino a Distância (EaD) gamificado, desenvolvido na plataforma Moodle com integração de Google Colab e Python, para ensinar a previsão de tendências no mercado de ações e, potencialmente em outros ativos de renda variável, utilizando Redes Neurais Recorrentes (Recurrent Neural Networks - RNNs). O objetivo é democratizar o acesso à educação financeira avançada, permitindo que não especialistas apliquem técnicas de análise financeira e programação para a tomada de decisões de investimento mais informadas. O curso foi estruturado em 14 seções, com material didático autoral, artigos complementares e atividades práticas gamificadas, incluindo a criação de templates de RNNs em Python para simulação de análises preditivas. Os resultados preliminares demonstram o potencial da abordagem para engajar alunos, mesmo sem conhecimento prévio em finanças ou programação, no aprendizado de conceitos complexos e na aplicação prática de técnicas avançadas de previsão. Acredita-se que o curso contribua para a disseminação do conhecimento sobre o uso de inteligência artificial no mercado financeiro, fomentando uma participação mais consciente e estratégica dos investidores.

Biografia do Autor

Fabriciu Alarcão Veiga Benini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Profissional da Área da Indústria
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, São Carlos, SP, Brasil.

Victoria Barboza de Castro Cunha, IFSP, Campus Pirituba

Victoria Barboza de Castro Cunha is an award-winning young interdisciplinary scholar, covering a wide array of topics in migration, gender, entrepreneurship, intercultural communication, academic literacy, and translation studies. She currently works as a Research Assistant in a project funded by the São Paulo Research Foundation (FAPESP) at Getulio Vargas Foundation (EAESP FGV São Paulo School of Business Administration). She has received an M.Sc. in Administration with Distinction from the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR), Brazil, a B.A. (Hons) in Administration, and a Specialist degree in Translation Studies from Estácio de Sá University, Brazil.

Referências

AB RAHMAN, R.; AHMAD, S.; HASHIM, U. R. A study on gamification for higher education students’ engagement towards education 4.0. In: Intelligent and Interactive Computing. Springer, Singapore, 2019. p. 491-502.

BAKHANOVA, E. et al. Targeting social learning and engagement: What serious games and gamification can offer to participatory modeling. Environmental Modelling & Software, v. 134, p. 104846, 2020.

BENINI, F.A.V.. Rede neural recorrente com perturbação simultânea aplicada no problema do caixeiro viajante. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-29042009-102601/. Acesso em: 31 mar. 2024.

BOGNI, G.; PINHEIRO, M.; BENINI, F.. Construção De Curso Ead Gamificado Sobre Esp32 Programado Em Micropython. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, oct. 2022. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8512%26gt/3061. Data de acesso: 07 Apr. 2024.

CANDIANI, T.; LEME, J. C. da S.; PAIXÃO, G. A.; BENINI, F.A.V. Scratch como introdução à programação na formação docente: relato de experiência em EAD. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 9, n. 17, p. 105–122, 2022. DOI: 10.21166/rext.v9i17.2164. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2164. Acesso em: 7 de abril 2024.

CANDIANI, T. L.; ROSSI, C. S.; BENINI, F.A.V. Estruturação da Plataforma Moodle para Curso de Programação como Recurso Pedagógico para Professores. 11o CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP (XI CONICT), 1–5, 2020. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conict/xiconict/paper/view/6885. Acesso em: 13 nov. 2021.

CARNEIRO, A. C. Relação entre Educação Financeira e Aversão ao Risco. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) – Centro de Ciências Sociais, Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

CASAQUE, R.; DE CASTRO, J.; BENINI, F.A.V.. Gamificação Em Ambiente De Simulação Robótica Para Ensino À Distância. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, oct. 2023. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict/paper/view/10074%26gt/3655. Data de acesso: 07 Apr. 2024.

DA SILVA, S.; GOMES, R.; BENINI, F.. Gamificação Em Práticas De Eletrônica Orientada À Robótica Para Ambiente Virtual De Aprendizagem. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, sep. 2021. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiconict/paper/view/7715%26gt/2217. Data de acesso: 07 Apr. 2024.

DEBASTIANI, C. A. Candlestick: Um Método para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores. Novatec, São Paulo, 2007.

DE SOUZA, C. F.; FERREIRA, W.; BENINI, F.A.V.. Precificação Na Bolsa De Valores Com Auxílio De Rede Neural Recorrente E Indicadores Técnicos CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (2022): n. pág. Web. 31 Mar. 2024. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8441;. Data de acesso: 31 mar. 2024.

DHOKANE, R. M.; AGARWAL, S.. A Predictive Model of the Stock Market Using the LSTM Algorithm with a Combination of Exponential Moving Average (EMA) and Relative Strength Index (RSI) Indicators. Journal of The Institution of Engineers (India): Series B, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40031-024-01037-8. Acesso em: 31 mar. 2024.

DIAHYLEVA, O.; YURZHENKO, A.; KONONOVA, O. Gamification techniques in Maritime English online courses: Motivating learners in virtual environments. Advances in Mobile Learning Educational Research, 2024. Disponível em: https://www.syncsci.com/journal/AMLER/article/view/AMLER.2024.01.008. Acesso em: 7 de abril 2024.

ELDER, A. Aprenda a operar no mercado de ações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

FARIAS, T. A.; SALIM, P. H.; SANTOS, R. R. S. Aversão Ao Risco E Resposta Comportamental: Uma Exploração Histórico-Econômica. Revista de Estudos Sociais, [S. l.], v. 22, n. 45, 2021. DOI: 10.19093/res8496. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/8496. Acesso em: 18 out. 2022.

FLECK, L.; TAVARES, M. H. F.; EYNG, E.; HELMANN, A. C.; ANDRADE, M. A. M. Redes neurais artificiais: princípios básicos. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 13, p. 47-57, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4330. Acesso em: 02 de fev. 2022.

HAYKIN, S. Redes Neurais: princípios e prática. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

LEONEL, T. M. C.; OLIVEIRA NETO, O. J. Eficiência dos padrões altistas de candlesticks na predição da reversão do preço das ações. Revista Gestão, Inovação e Negócios, v. 1, n. 2, p. 24-39, 2016. Disponível em:http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/administracao/article/view/1716. Acesso em: 22 de out. 2022.

LEVEZ, F. B.; BENINI, F. A. V. Um uso comparativo do Moodle: Curso Presencial X Ensino à Distância. V Congresso de Extensão e V Mostra de Arte e Cultura, Barretos. 05 nov. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328748487. Acesso em: 13 nov. 2020.

LEVEZ, F. B.; BENINI, F. A. V. Ensinando interatividade aos professores da pré-escola com auxílio do Moodle em sala de aula. In: Língua Portuguesa e os Estudos Literários e Linguísticos Produzidos no Brasil. Atena Editora, 2020, p. 52-58. Disponível em: https://doi.org/10.22533/at.ed.1082019025. Acesso em: 7 de abril 2024.

NELSON, D. M. Q. Uso de redes neurais recorrentes para previsão de séries temporais financeiras. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-AM2NTS/1/davidmichaelquirinonelson.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

NGUYEN, P.T.; KEND, M.; LE, D.Q. (2024), Digital transformation in Vietnam: the impacts on external auditors and their practices, Pacific Accounting Review. Disponível em: https://doi.org/10.1108/PAR-04-2023-0051. Acesso em: 02 de abril de 2024.

NGUYEN, T. V.; TRAN, V. N.; TRAN, H.; BINH, D. V.; et al. Hydroecolstm: A Python Package with Graphical User Interface for Hydro-Ecological Modelling with Long Short-Term Memory Neural Network. SSRN, 2024. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4769476. Acesso em: 7 de abril 2024.

OFOSU-AMPONG, K. et al. Are we ready for Gamification? An exploratory analysis in a developing country. Education and Information Technologies, v. 25, n. 3, p. 1723-1742, 2020.

OLIVEIRA, M.; CUNHA, V.; BENINI, F.A.V.. Gamificação em Projetos 3D para Ensino de Robótico a Distância. CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia, Brasil, oct. 2022. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8612%26gt/3081. Data de acesso: 07 Apr. 2024.

PINHEIRO, R. C.; PINHEIRO, B. M. G. N. Dimensões crítica e ética nas práticas de letramento digital em um jogo educativo digital. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, [s. l.], v. 37, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202149228. Acesso em: 27 fev. 2023.

SABER, T.; NAEHER, D.; BENDECHECHE, M. Intelligent computational methods for economics. Expert Systems, 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/exsy.13523. Acesso em: 7 de abril 2024.

TIBÚRCIO SILVA, C. A. CHAVES DE CARVALHO, C.; NUNES, D. M. S. O que move o preço da ação? uma abordagem sobre a influência das notícias no mercado acionário. Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.18696/reunir.v2i3.50. Acesso em: 27 fev. 2022.

ZOUAGHIA, Z.; KODIA, Z.; BEN SAID, L. A Novel AutoCNN Model for Stock Market Index Prediction. Journal of Telecommunications and the Digital Economy, v. 12, n. 1, p. 612-636, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18080/jtde.v12n1.843. Acesso em: 31 mar. 2024.

Downloads

Publicado

06/06/2025

Como Citar

BENINI, F. A. V.; CUNHA, V. B. de C. Prevendo tendências no mercado de ações por meio de redes neurais recorrentes: uma proposta de ensino a distância gamificado. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 6, n. FC, p. e025002, 2025. DOI: 10.47734/rce.v6iFC.2563. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2563. Acesso em: 22 jun. 2025.