USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E APLICATIVOS MATEMÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE APLICAÇÕES DE DERIVADAS EM CURSOS DE ENGENHARIA

Fulvio Bianco Prevot, Juliano Schimiguel, Carlos Fernando de Araújo Jr., Ismar Frango Silveira

Resumo


É muito comum que alunos de cursos de Engenharia, em que o cálculo diferencial e integral é um importante objeto de aprendizagem, apresentem dificuldades de assimilação de tais conteúdos, seja por falta de embasamento teórico, bem como pelo fato de a forma tradicional de ensinar esse conteúdo não conseguir conduzir o aluno a aprendê-lo e aplicá-lo na resolução de problemas. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade de aplicação de derivadas, utilizando dispositivos móveis dotados de aplicativos matemáticos (m-learning), sem descartar a tradicional solução analítica de problemas. O público-alvo são alunos das etapas iniciais dos cursos de Engenharia e de Tecnologia. A atividade proposta está fundamentada na Teoria da Atividade, combinada com a Modelagem Matemática. Os aplicativos matemáticos são usados como suporte ao desenvolvimento da atividade, usados pelos alunos para verificar e conferir a solução por eles encontrada. Os resultados esperados são a melhoria da eficácia dos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o ambiente fornecido pelo uso dos dispositivos e aplicativos constitui uma ambiente familiar e favorável à aprendizagem, calcado em uma combinação de metodologias.

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