O USO DA REALIDADE VIRTUAL NA APRENDIZAGEM MOTORA DE SOLDADORES

Marcelo Santos Damião

Resumo


O processo de soldagem na indústria obteve uma grande evolução nas últimas décadas, necessitando de igual tratamento no ensino técnico e os direcionados para soldadores, neste contexto apenas o desenvolvimento teórico e a prática convencional não estavam sendo eficiente para a formação desses profissionais muito procurados pelo mercado de trabalho. Sendo assim, o surgimento de simuladores de solda (Realidade Virtual) mudam consideravelmente as aulas, tornando-as seguras, sem impactos ambientais e sem desperdício de recursos, enfim, mais atraente para o ambiente educacional. Além de aspectos metalúrgicos, a tecnologia de soldagem envolve conhecimentos em diferentes  áreas tradicionais, como: Física, Química, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Ergonomia, Higiene e Segurança, assim como novas áreas, como a do Comportamento Motor. O impacto dessa nova tecnologia didática na  aprendizagem motora dos alunos usando esses simuladores torna-se importantes e eficientes, direcionadas para o preparo dos alunos e das aulas de maneira a aproveitar ao máximo este recurso tecnológico.

Palavras-chave: Simuladores de Solda. Segurança. Aprendizagem Motora.

The welding process in the industry archieved a great evolution in the last decades, requiring the same treatment in technical education and in the training directed to welders, in this contesto, only the theoretical development and
the conventional practice have not being efficient for the formation of these professionals much sought by the job market. That way, the emergence of welding simulators (Virtual Reality) change consideraby the classes making them
safer without environmental impacts and without wasting resources, ultimately, more attractive to the educational environment. In addition to metallurgical aspects, welding technology involves knowledge in different traditional areas,
such as: Physics, Chemistry, Electrical, Electronics, Mechanics, Ergonomics, Hygiene and Safety, as well as new areas such as Motor Behavior. The impact of this new didactic technology on the motor learning of students using these
simulators becomes important and efficient, aimed at the preparation of students and classes in order to make the most of this technological resource.

Keywords: Welding Simulators. Safety. Motor Learning.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.