Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Informamos que a Revista Sinergia é imparcial quanto aos pareceres dados pelos avaliadores e que sempre trabalhará com pelo menos dois avaliadores, por meio de avaliações arbitrárias..
    A maioria das sugestões de grandes bases de indexação como a Scielo, bem como das Coordenadorias de Avaliação da Capes estão refletidas nestas diretrizes.
  • Trâmite de Artigos: aconselha-se aos autores se familiarizem e acompanhem a lista Trâmite de Artigos para que:
    a) conheçam os artigos já publicados no periódico;
    b) acompanhem o andamento de cada submissão e;
    c) futuramente, após o parecer dos avaliadores, se o artigo for aceito, qual edição em que será publicado.

  • Modelo de Artigo: o seu artigo/manuscrito foi elaborado conforme o Modelo de Elaboração de Artigo? Em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Comitê de Ética: caso o seu artigo/manuscrito contenha dados de pesquisa envolvendo seres humanos (como, por exempo, entrevistas, dinâmicas de grupo, experimentos, gravações, etc), o trabalho deve ser aprovado em um CEP via plataforma Brasil. O código identificador do CEP, o número do Parecer e a data de autorização devem constar do artigo/manuscrito.
    Comitê de Ética em Pesquisa.

    "O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar com "munus público", que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa dentro de padrões éticos".
  • Termo de Autorização e Responsabilidade: Caso o seu artigo/manuscrito seja publicado, os autores precisam aceitar o Termo de Autorização e Responsabilidade. No entato, ele não precisa ser submetido junto com o artigo podendo ser enviado posteriormente, quando do aceite do artigo para publicação Termo de Autorização e Responsabilidade
  • Fraude: Plágio é fraude. A revista Sinergia recomenda a todos os seus avaliadores/pareceristas o uso de ferramentas para a detecção de material não original em parte ou na totalidade do artigo/manuscrito.
  • Referências: A Revista Sinergia adota a norma técnica ABNT NBR 6023 - Informação e documentação — Referências — Elaboração. Segunda Edição 14.11.2018 para avaliação das referências utlizadas pelos autores. As URLs de referência utilizadas devem ser informadas sempre que possível.
  • Contatos: os autores são responsáveis por manterem atualizados seus perfis, o que inclui o e-mail de contato. Isto é muito importante para que o periódico possa informar o autor principal do resultado da avaliação/parecer e, eventualmente, encarminhar a carta de aceite. Caso o autor princpal não seja, localizado, a Revista Sinergia, tentará contato com o(s) coautor(es) indicados. Estas informações também serão utilizadas posteriormente, nos dados presentes no artigo publicado, bem como para ocntatos futuros e informes de outros serviços prestados pelo periódico.
    pela atualização do contato/e-mail do perfil, um cuidado importante para contato futuro do periódico para emissão de avaliação/parecer, carta de aceite, contato do coautor (caso o e-mail do contato principal não seja localizado), apresentação futura do artigo para o público, bem como a comunicação de publicação e comunicação e de outros serviços prestados futuramente pelo periódico.
  • Originalidade: os autores e comprometem a encaminhar à Revista Sinergia um artigo original e inédito, que não esteja sendo avaliado para publicação em nenhum outro meio. Casos excepcionais devem ser justificados
    em "Comentários ao editor".

Diretrizes para Autores

Os artigos/manuscritos devem seguir as normas estipuladas pela Revista Sinergia e usar o template. Não serão enviados para avaliação documentos fora do padrão nem com mais de 15 páginas. 

A maioria das sugestões de grandes bases de indexação como a Scielo, bem como sugestões das Coordenadorias de Avaliação da Capes são refletidas nestas edições. 

Chamada - Edição Especial - Patrimônio Cultural: Projeto, Políticas e Preservação

A Revista SINERGIA é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) e tem por objetivo a divulgação de todo o conhecimento técnico, científico e cultural que efetivamente se alinhe ao perfil institucional do IFSP. 

A RS está convidando para participar da Edição Especial "Patrimônio Cultural: Projeto, Políticas e Preservação".

O patrimônio cultural, projetos relacionados a ele, políticas de preservação são essenciais para a preservação de nossa herança cultural, para a promoção da identidade e coesão social, para o desenvolvimento econômico e sustentável, e para a valorização da diversidade cultural e apreciação artística.

Para a submissão de trabalhos devem ser seguidas as normas de submissão da RS. Não serão aceitos trabalhos nem fora das condições nem fora do formato do template.

O cadastro para submissão pode ser realizado no seguinte QRCode:

Chamada de artigo: prazo estendido para  de 16.05.2023 a 10.07.2023

Para descarregar o template do artigo pode acessar:

https://docs.google.com/document/d/1AWU06V5xdOtAt0Tdo0YrrJ-mJ-KnD_ex/edit?usp=drive_link&ouid=109506350283612995422&rtpof=true&sd=true

 

Artigos Multidisciplinares

A Revista SINERGIA é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) e tem por objetivo a divulgação de todo o conhecimento técnico, científico e cultural que efetivamente se alinhe ao perfil institucional do IFSP. Como outras revistas científicas no Brasil e no mundo, é um espaço para que pesquisadores, bolsistas, professores, mestres e doutores das diversas áreas do conhecimento apresentem à comunidade científica o resultado de seus trabalhos, estimulando a busca de novas teorias, o debate e o intercâmbio de conhecimento para enriquecimento da ciência e tecnologia. Os artigos publicados na Revista Sinergia são de inteira responsabilidade de seus autores.

Os direitos autorais seguem os termos da Creative Commons.https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ Informamos que o antigo site foi descontinuado, conforme link: http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia (2008-2014) - Primeiro site (domínio CEFET-SP 2002-2008): http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/ Notas técnicas (informação a comunidade): A<em> Qualis</em> do Periódico tornou-se <em> B2</em> na<em> área interdisciplinar 2016</em>, porque parte das áreas de avaliação da Capes, utilizam um conjunto de critérios formais: [...] tais como: periodicidade, regularidade, corpo editorial diversificado, revisão por pares, distribuição e indexação. (BARATA, 2016).

Do artigo citado no trecho acima, podemos também destacar a relevância do periódico na avaliação. O artigo também explica que o Qualis Periódicos é um dos instrumentos fundamentais para a avaliação do quesito produção intelectual, agregando o aspecto quantitativo ao qualitativo. Informa também que a ciência atual é cada vez mais interdisciplinar. <em>Relatório Qualis Periódicos: </em> Relatório do Qualis Periódicos 45 Interdisciplinar Relatório do Qualis Periódicos 46 Ensino REFERÊNCIAS BARATA, R. c. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. RBPG, v.13, n.30, p.013-040, jan./abr. 2016. ______. WEBQUALIS CAPES.

Disponível em: http://www.sucupira.capes.gov.br. Acesso em: jul. 2017. <em>O que é necessário saber para o envio de artigos para avaliação e possível publicação na Revista Sinergia:</em> 1 - Condições de submissão 2 - Modelo para Elaboração de Artigo Científico da Revista Sinergia 3 - Termo de Autorização e Responsabilidade <em>Outros Serviços:</em> 4 - Trâmite de Artigos 5 - Identificador Digital do Periódico (DOI): http://dx.doi.org/10.33780/issn.2177-451x <em>Para ser parecerista/avaliador/revisor do Periódico:</em> Desde que tenha graduação ou especialização (e esteja trabalhando na área), ou tenha Mestrado/Doutorado. Assim, além de enriquecer o conteúdo científico dos artigos enviados para parecer, você também atualiza suas informações no Currículo Lates para futuramente somar pontos para creditar mestrado ou doutorado. Os parececeres apoiam também o trâmite de artigos e desenvolve a avaliação das Áreas Temáticas, sejam elas: Agrárias; Biológicas; Engenharias; Exatas e da Terra; Humanas; Linguística, Letras e Artes; Saúde ou Sociais Aplicadas.

Como realizar o parecer/avaliação nos artigos enviados para a Revista Sinergia? Basta realizar o cadastro no sistema, analisar os títulos dos artigos neste link: (artigos aguardando parecer e contribuições) , e nos lembrar em: sinergia@ifsp.edu.br, do interesse em fazer parte dos créditos do periódico. Desta forma, poderemos providenciar também, uma Declaração de Parecerista para futuros créditos acadêmicos. Link com outros documentos que dão o conceito para o periódico <em>Edições da Sinergia até o Volume 17, nº 1: </em>(V1 n1 ao V17 n1 = 210 MB = formato pdf reduzido).

Importante para pareceristas/avaliadores: A Revista Sinergia só aceita como pareceristas/avaliadores profissionais com formação de mestrado e doutorado devido às exigências na avaliação, por tanto incentivamos a quem possua essa formação a se cadastrar para tal atividade e pedimos a quem não seja que não o faça. 

Energias Renováveis_soluções energéticas

Somente publicações referentes ao tema das energias renováveis e soluções energéticas

Internacionalização

Somente artigos que tratem da temática da internacionalização.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.