O pensamento complexo e Covid-19
Um aviso da imprevisibilidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/2.1373.2.2-12Palavras-chave:
Complexidade, Covid-19, Crise, EstratégiaResumo
O presente ensaio busca reunir reflexões iniciais do autor, em diálogo com o seu campo de pesquisa na Linguística, sobre o atual estado de pandemia provocado pelo novo Corona Vírus (Covid-19) e sua relação com o pensamento complexo introduzido pelo teórico francês Edgar Morin. Com isso, o texto discorre sobre a importância de abandonarmos a visão simplistas dos fatos a fim de abrirmos espaço para a abordagem sistêmica dos fenômenos. Tal afirmação é ancorada pela complexidade da relação existente entre o problema de saúde pública internacional e as reações dos líderes mundiais e da população civil. Por fim, reafirmamos o que Morin apregoa quando indica que ações estratégicas são as mais aplicáveis em momentos de crise frente ao novo.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos® 2025 RIEL
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que todos e todas que submetem manuscritos a este periódico observem princípios éticos e respeitem o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, declaram-se titulares da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringem direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assumem integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, autorizam, cedem e transferem à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outra língua e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.

