Um olhar para o ensino de gramática de língua inglesa (LI) em uma sala de aula do contexto regular público de ensino
DOI:
https://doi.org/10.29327/2.1373.2.2-3Palavras-chave:
Ensino de gramática, Língua inglesa, Contexto regular públicoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, de natureza qualitativa, que analisou o ensino da gramática de língua inglesa (LI) em uma turma específica do 9º ano do contexto regular público. Considerando que a gramática é uma habilidade que alunos relatam ter dificuldades no aprendizado e, para os professores, pode ser algo complexo a ensinar, surgiu o interesse em estudar a maneira como ela é trabalhada para entendermos contextualmente o seu ensino. Como corpus de análise, foram utilizados relatos reflexivos e a observação das aulas de gramática, um questionário, respondido pelo professor da turma, e as atividades das aulas observadas. Os resultados evidenciam que o ensino da gramática não pode ser generalizado, pois durante as aulas houve formas diferenciadas no trabalho dos conteúdos; porém concernente às atividades manteve-se um padrão com foco apenas na forma e/ou na função gramatical.
Referências
AGA, G. Upgrade. São Paulo: Richmond, 2010.
ANDRE, M. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001.
CELCE-MURCIA, M. Grammar pedagogy in second and foreign language teaching. Tesol Quarterly, University Of California, Los Angeles. v. 25, n. 3, p.459-480, Autumn, 1991. FRANCO, C. P. Way to English for Brazilian learners. São Paulo: Ática, 2015.
JUNQUEIRA, F. G. C. Confronto de vozes discursivas no contexto escolar: percepções sobre o ensino de gramática da língua portuguesa. 2011. 249 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. OLIVEIRA, L. A. O ensino da gramática. In: OLIVEIRA, L. A. Aula de inglês: do planejamento à avaliação. São Paulo: Parábola, 2015.
REIS, S. Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 1, p.101-118, 2006.
SILVA, L. A. Um olhar sobre as escolhas de ensino de gramática na sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos® 2025 RIEL
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que todos e todas que submetem manuscritos a este periódico observem princípios éticos e respeitem o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, declaram-se titulares da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringem direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assumem integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, autorizam, cedem e transferem à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outra língua e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.

