Ideologia e propaganda
A Educação como resistência à mentira organizada a partir do pensamento de Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.29327/2.1373.2.2-2Palavras-chave:
Ideologia e propaganda, Educação, Hannah ArendtResumo
Este artigo traça uma possível repercussão das concepções de ideologia e propaganda sobre a educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Arendt, pensadora judia, testemunhou tempos sombrios do regime totalitário na Alemanha em meados do século XX. A ideologia e a propaganda do regime totalitário objetivaram destruir o passado, a realidade e a política. Fundamenta-se em parte da obra “Origens do totalitarismo” (2016) da autora e no romance “1984” de George Orwell, para chamar à atenção que, mesmo findo os regimes totalitários, os riscos da manipulação da realidade e da história ainda espreitam a vida política contemporânea. Conclui-se que a educação, na perspectiva arendtiana, enquanto responsabilidade de introduzir as crianças e os jovens em uma herança cultural e histórica de um mundo comum, se constitui como uma forma de resistência à ideologia e à propaganda de natureza totalitária.
Referências
AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. Cadernos de Ética e Filosofia política, vol. N. 10, no 1, p. 7 -17, 2007.
ARENDT, H. A condição humana. 13a ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 6. ed. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ARENDT, H. A Dignidade na política. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006.
ARENDT, H. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Rapouso. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ARENDT, H. Crises da República. 2a ed . São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.
CARVALHO, J. S. F. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2017.
DUARTE, A. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ORWELL, G. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PEREIRA, G. A. E. O problema da verdade na obra de Hannah Arendt . Tese (Doutorado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos® 2025 RIEL
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que todos e todas que submetem manuscritos a este periódico observem princípios éticos e respeitem o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, declaram-se titulares da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringem direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assumem integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, autorizam, cedem e transferem à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outra língua e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.

