PERFIL DO CORPO DISCENTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROEJA NO IFSP

Autores

  • Rodrigo Fernandes Rocha

Resumo

O presente artigo tem por objetivo buscar o perfil do corpo discente do curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foram entrevistados alunos do curso, todos matriculados e frequentando as salas de aula, por meio de um questionário com questões de múltipla escolha, que abordam itens sociodemográficos, socioeconômicos, avaliação do curso e expectativa de carreira acadêmica. Para a elaboração desta pesquisa, estudou-se como se dá a formação dos alunos do curso de especialização ora mencionado. Dessa forma, o projeto do curso serviu de base para compreender o perfil de alunos com que esta instituição de ensino trabalha e que tipo de educador esta pretende formar. Este trabalho também foi direcionado com base em pesquisas feitas em livros e artigos científicos que tratam da formação de professores e alfabetizadores de jovens e adultos, investigando qual o perfil ideal dos alunos com formação neste curso, para tornarem-se futuros educadores. A pesquisa propriamente dita aconteceu dentro do Instituto Federal de São Paulo e o resultado obtido pela pesquisa foi satisfatório, alcançou o objetivo de encontrar o perfil atual do corpo discente.

Palavras-chave: Perfil Discente. Especialização. Educação de Jovens e Adultos.


The aim of this article is to search for the students´ profile of the Specialization Course in Professional Education Integrated with Basic Education in the form of Youth and Adult Education offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. The students were interviewed while enrolled and attending the course, conducted, through a questionnaire with multiple-choice questions, which addressed demographic and socioeconomic items, the course evaluation and their expectations about their academic career. In preparing this research, we studied how the training of these students is carried out. Thus, the course project served as the basis for understanding the students´ profile this institution aims to train and what kind of educator it wants to train. This work was also based on a research conducted from scientific books and articles that deal with teacher training and literacy for youth and adults, seeking the ideal students´ profile that are being trained to become future educators. The research took place at the Federal Institute of São Paulo and the results were satisfactory, because we reached the goal of finding the students´ current profile.

Keywords: Students´ Profile. Specialization. Education of Youth and Adults.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares