REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO NA VISÃO DE PAULO FREIRE

Autores

  • Sheila Santos Muniz Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia campus São Paulo

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer algumas reflexões acerca do ensino de Língua Moderna Estrangeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as dificuldades apresentadas pelos alunos e professores desta modalidade, frutos de um longo processo de exclusão elucidado pelo teórico Paulo Freire (1987) e, por meio de uma pesquisa bibliográfica que inclui documentos oficiais, comparar seus objetivos com aqueles propostos para a Educação Básica regular.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Língua Estrangeira Moderna. Paulo Freire. Exclusão.

The purpose of this article is to present some thoughts about Modern Foreign Language Teaching for Youth and Adult Education (EJA) and the difficulties presented by students and teachers in this modality of education. These are fruit from a long exclusion process that was explained by the Brazilian specialist Paulo Freire (1987) and, through a bibliographic research that includes official documents, we compare the purposes for Basic Education and Youth and Adult Education.

Keywords: Youth and Adult education. Modern Foreign Language Teaching. Paulo Freire. Exclusion.

Biografia do Autor

Sheila Santos Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia campus São Paulo

Graduada em Letras (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Grande ABC, Santo André,  São Paulo. Atualmente cursando Especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus São Paulo. Professora de Língua Estrangeira Moderna (inglês), modalidade Educação de Jovens e Adultos, na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

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Publicado

31.12.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares