VIABILIDADE DOS MODOS NÃO MOTORIZADOS

Autores

  • Verônica de Freitas IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio https://orcid.org/0000-0002-8879-4241
  • Luzenira Alves Brasileiro Doutora em Engenharia de Transportes - Docente UNESP

Resumo

O trânsito está cada vez mais caótico e os congestionamentos mais frequentes, de tal forma que a vida das pessoas nas cidades é afetada com a redução da qualidade de vida, devido ao tempo dispendido do ir e vir diário para as funções utilitárias. Daí a importância de estudar a demanda de tráfego para instalação de vias cicláveis, para contribuir na redução do uso dos veículos motorizados. Este estudo de caso realizou-se na cidade de Presidente Epitácio-SP na qual foram aplicados 1763 questionários em um total de 41.511 habitantes. A quantidade de questionários a serem aplicados definiu-se por meio do método estatístico Amostragem Aleatória Simples (AAS). Os dados advindos dos questionários resultaram em matrizes origem destino, O/D, por meio do software Google Maps, o que permitiu obter o principal modo utilizado e as rotas de maior fluxo. Nos resultados predominaram os modos não motorizados, a pé e bicicleta, com representatividade de 50%, comprovando-se a demanda e a vocação ciclável da urbe. Palavras-chave: Bicicleta. Ciclovia. Ciclorota. Ciclofaixa. Presidente Epitácio-SP.

Biografia do Autor

Verônica de Freitas, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - IAU USP, área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, linha de pesquisa Habitação e Infraestrutura na Cidade e no Território: Produção e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP (2019), Câmpus São Carlos. Atualmente membro do grupo de Pesquisa ARQUITEC, no projeto de pesquisa e extensão Cartilha da Cidade (IAU USP), Câmpus São Carlos. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na Área de Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014), Câmpus Ilha Solteira, área de atuação Sistemas de Transportes com ênfase em Transportes de Passageiros Sustentáveis. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2008), Câmpus Presidente Prudente. Técnica em Edificações, Centro Paula Souza (1996) e Técnica em Design de Interiores, SENAC (1999). Atuou como Coordenadora de Área de Edificações (2012-2013), Coordenadora de Curso Técnico em Edificações (2013-2015) e Coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (2017-2019). Atualmente professora EBTT no quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Presidente Epitácio, nos cursos: Técnico em Edificações e Bacharelado em Engenharia Elétrica. Orcid iD: 0000-0002-8879-4241.

Luzenira Alves Brasileiro, Doutora em Engenharia de Transportes - Docente UNESP

Graduação em Engenharia Civil [Campina Grande] pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1987), Mestrado em Engenharia Civil [Campina Grande] pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1990), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos-EESC da Universidade de São Paulo-USP (1995), Pós-doutorado (2002) em Transporte Urbano no Institute of Transport Studies-ITS da University of Sydney-USYD (Austrália) e Pós-doutorado (2010) em Planejamento de Transportes na Universidade Técnica de Lisboa-UTL (Portugal). Atualmente é Professora Adjunto na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-FEIS da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: custos de transporte, estacionamento, logística de transporte, operação de sistemas de transporte e roteirização de veículos.

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Publicado

09.04.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares