A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: ESPECIFICIDADES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Marcelo Velloso Heeren Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Catanduva

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar a política de formação continuada do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em relação às necessidades de capacitação dos docentes que lecionam no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio (EPTNM) na modalidade integrada. A pesquisa segue abordagem de pesquisa qualitativa em educação com destaque para a pesquisa/ e análise documental. Em razão da precária formação inicial docente nacional diante da complexidade ímpar dos pressupostos teóricos e didáticos inerentes ao ensino profissional técnico de nível médio, a formação continuada docente nos institutos federais se mostra como condição importante e necessária para a efetivação do EPTNM integrado. A política de formação continuada docente do IFSP estabelecida pela resolução 138/15 se mostra coerente com a legislação nacional sobre o tema e, de forma descentralizada, permite ao campus desenvolver as ações de capacitação de acordo com as necessidades estabelecidas diante da realidade específica. A organização dos recursos financeiros, humanos e dos espaços de discussão e aprendizagem devem ser pensados e operacionalizados a partir da realidade institucional relacionada ao trabalho docente e as necessidades e possibilidades de desenvolvimento intelectual e humano do estudante inerente ao EPTNM previsto na política nacional de educação. Novos estudos devem procurar o entendimento em relação às ações de formação continuada já realizadas pela reitoria e unidades de ensino da instituição que permitem vislumbrar elementos que contribuem ou não para que essa etapa de formação docente de fato os direcione a um ganho profissional que promovam a formação integrada ao estudante da Rede Federal.

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Publicado

31.12.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares