ESTUDO SOBRE ESTRESSE EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA
Resumo
Este artigo tem por objetivo verificar a percepção dos funcionários de um banco sobre os fatores estressores que incidem em sua atividade profissional, avaliando também o grau de estresse a que estão submetidos e a possibilidade de ocorrência de burnout. A pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário, aliado a uma entrevista não estruturada, com 33 funcionários de uma instituição bancária brasileira. Foram utilizados dois instrumentos de medição: a Escala de Percepção de Estresse-10 (EPS-10) e a Job Stress Scale. Procurou-se identificar de que possíveis formas as peculiaridades da cultura da organização estudada, interferem no grau de estresse dos funcionários, e consequentemente, em sua qualidade de vida no trabalho (QVT). Os resultados obtidos foram comparados ao que se levantou em pesquisa análoga, realizada dois anos antes. Ao contrário do que se costuma supor quando se trata da área bancária, os entrevistados não revelaram estar submetidos a um grau elevado de estresse.
Palavras-chave: Estresse. Qualidade de Vida no Trabalho. Setor Bancário.
This article aims to verify the perception of employees of a bank concerning stress in their professional activity, so as to evaluate the degree of stress they face and the possibility of burnout. The field research included the application of a questionnaire and non-structured interviews with 33 employees of a Brazilian bank. Two measurement instruments were used: a stress-10 Perception Scale (EPS-10) and the Job Stress Scale. We sought to identify possible ways in which the organization's culture peculiarities interferes with the degree employees´ stress, and therefore in their quality of work life (QWL). The results were compared to what stood in a similar survey conducted two years earlier. Contrary to what is commonly supposed, when it comes to banking, respondents revealed not to be subject to a high degree of stress.
Keywords: Stress. Quality of Life at Work. Banking Sector.