A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS): OS DIVERSOS GÊNEROS E AS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância do trabalho com a literatura e evidenciar como esta pode contribuir significativamente com o desenvolvimento intelectual e afetivo dos educandos especialmente matriculados na modalidade de educação EJA (Educação de Jovens e Adultos). O trabalho desenvolvido, ao longo de dois anos, aponta para mudanças comportamentais e atitudinais desencadeadas nos educandos após o contato com a literatura. Procuramos apontar na pesquisa benefícios psíquicos e intelectuais refletidos numa nova maneira de pensar e agir após a descoberta do universo literário. Discorremos, neste artigo, como textos do campo literário extrapolam o espaço limitado da escola e invadem o íntimo do educando modificando muitas histórias de vidas.
Palavras-chave: Literatura. Educação de Jovens e Adultos. Comportamento. Mudanças.
This article aims to propose a reflection on the importance of working with literature and show how it can significantly contribute to the intellectual and emotional development of students enrolled in EJA (Youth and Adult Education). The work carried out over two years points to behavioral and attitudinal changes brought in students after contact with literature. We try to point psychic and intellectual benefits which reflected a new way of thinking and acting after the discovery of the literary universe. In this article, we will discuss how Literature texts go beyond the limited space of school and invade the student's intimate by modifying many life stories.
Keywords: Literature. Youth and Adult Education. Behavior. Changes.