A ABORDAGEM DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA PRÁTICA EDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O IFSP-S. JOÃO DA BOA VISTA
Resumo
O presente artigo, fruto de pesquisa de iniciação científica, visa contribuir para o entendimento de como a temática de gênero é abordada e desenvolvida em sala de aula pelos professores dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Informática/Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no campus São João da Boa Vista. A pesquisa realizada engloba as questões de gênero e sexualidade e sua presença no ensino médio, refletindo sobre como elas tem sido debatidas nas diversas disciplinas, não apenas na Sociologia, a partir dos seguintes questionamentos: se os professores tem levado esse tema para as salas de aula, se eles sentem preparados para falar sobre, se sentem que é um tema que deve ser tratado apenas em Sociologia e qual a influência desse assunto na formação dos alunos e na formação de suas identidades, questionando também se é um tema que possa ser incluído na grade curricular das disciplinas do ensino médio. Para isso utilizamos de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas, com questionários entregues a professores, coordenadores e diretores do IFSP-São João da Boa Vista, e baseados em suas respostas podemos desenvolver as hipóteses que estão presentes na pesquisa
Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Educação, Identidade.