A ABORDAGEM DAS QUESTÕES DE GÊNERO NA PRÁTICA EDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O IFSP-S. JOÃO DA BOA VISTA

Autores

Resumo

O presente artigo, fruto de pesquisa de iniciação científica, visa contribuir para o entendimento de como a temática de gênero é abordada e desenvolvida em sala de aula pelos professores dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Informática/Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no campus São João da Boa Vista. A pesquisa realizada engloba as questões de gênero e sexualidade e sua presença no ensino médio, refletindo sobre como elas tem sido debatidas nas diversas disciplinas, não apenas na Sociologia, a partir dos seguintes questionamentos: se os professores tem levado esse tema para as salas de aula, se eles sentem preparados para falar sobre, se sentem que é um tema que deve ser tratado apenas em Sociologia e qual a influência desse assunto na formação dos alunos e na formação de suas identidades, questionando também se é um tema que possa ser incluído na grade curricular das disciplinas do ensino médio. Para isso utilizamos de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas, com questionários entregues a professores, coordenadores e diretores do IFSP-São João da Boa Vista, e baseados em suas respostas podemos desenvolver as hipóteses que estão presentes na pesquisa

Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Educação, Identidade. 

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, IFSP- São João da Boa Vista

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. É co-líder do grupo de pesquisas do CNPq "Estruturas de Governança e Desenvolvimento Territorial". Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial das revistas Geografares e Desenvolvimento em questão . É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

19.03.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares