O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE CURRICULAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CÂMPUS ARARAQUARA

Autores

  • Francisco Rocha Pirolla Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Araraquara http://orcid.org/0000-0002-7550-2406

Resumo

Uma as propostas fundamentais apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a interdisciplinaridade é uma das formas de desenvolvimento de trabalhos de integração de conteúdos entre as disciplinas ou áreas de conhecimento. Por esta razão, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos docentes sobre atividades interdisciplinares realizadas no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo - Campus Araraquara. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória. Os resultados obtidos se referem a: a) importância da interdisciplinaridade reconhecida pelos docentes que ministram aula no curso do Campus Araraquara; b) necessidade de incentivo para que mais ações integradas ocorram, por meio de atividades desenvolvidas no curso, as quais estão de acordo com plano pedagógico do curso. Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura, uma vez que a interdisciplinaridade é necessária, mas ela ainda não se verifica em relevância na prática. Dessa forma, considera-se a necessidade da instituição em ampliar as formas de incentivo e os espaços para o desenvolvimento de atividades que contemplem ações e diálogos interdisciplinares pela comunidade do IFSP - Campus Araraquara.

Biografia do Autor

Francisco Rocha Pirolla, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Araraquara

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal de São Carlos. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Araraquara, São Paulo.

Downloads

Publicado

30.06.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares