LIVRO INTERATIVO PARA A COMPONENTE CURRICULAR FÍSICA, NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: APLICATIVO COM REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Maria das Neves Farias Dantas Bergamaschi
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Pedro de França Pereira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Pedro Guerra Lourenço
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Resumo
A realidade aumentada vem ganhando uma boa visibilidade no “mundo da tecnologia” desde 1990 e atualmente pode ser implementado em diversas áreas do conhecimento. Um campo que pouco explora essa tecnologia, moderna e acessível, é o campo da educação. Baseando-se nisso, esse trabalho busca apresentar a realidade aumentada ao ambiente escolar e explorar novas formas de utilização dos dispositivos móveis na sala de aula (especificamente do ensino médio). Um projeto foi conduzido por estudantes do ensino médio e técnico visando auxiliar alunos na compreensão de conceitos e fundamentos da física – um conteúdo que se mostra de difícil compreensão por parte da maioria dos estudantes – através de um aplicativo Android que faz uso da realidade aumentada, transformando o livro didático de física em um livro interativo, oferecendo uma maneira mais clara de visualizar e ensinar os conteúdos de física através da simulação de seus conceitos e experimentos em situações virtuais com objetos, animações e a possibilidade de interação com os usuários do aplicativo. Tudo isso feito através do uso de um dispositivo muito popular, o smartphone (e outros).
Biografia do Autor
Marcelo Pereira Bergamaschi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Departamento de Compuutação
Maria das Neves Farias Dantas Bergamaschi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Cordenadora do Setor Sócio Pedagógico, IFSP, Campus Cubatão
Pedro de França Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Discente do CTII, IFSP, Campus Cubatão
Pedro Guerra Lourenço, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)