INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO E A QUESTÃO DA TECNOCIÊNCIA

Autores

  • Vicente Zatti
  • João Pedro Medeiros Vasconcelos de Souza
  • Laura Menestrino Prestes

Resumo

A observação das transformações na educação brasileira nos últimos anos demonstra a valorização da educação profissional e tecnológica, com a expansão dos cursos técnicos e tecnológicos, contexto no qual em 2008, pela Lei 11.892, são criados os Institutos Federais de Educação. Paralelamente a essas transformações no campo da educação, o conceito de tecnociência vem sendo utilizado para designar o estado da ciência contemporânea, que possui como característica estruturante servir a interesses ligados ao capital e ao mercado. Considerando isso, o projeto de pesquisa “Tecnociência e os fundamentos da educação profissional e tecnológica contemporânea”, desenvolvido no IFRS Câmpus Canoas desde 2014, reflete sobre a ambiguidade que há entre o discurso político-pedagógico da proposta dos Institutos Federais de Educação, e os rumos dos avanços tecnocientíficos que seguem o ethos do mercado.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Tecnociência. Institutos Federais de Educação.

The recent transformations in Brazilian education demostrate the valorization of the professional and technology education, with the expansion of the technology and technical courses, since 2008, when the Law 11.892 instituted the Federal Institutes of Education. Simultaneously, the concept of technoscience has been used to designate the status of the contemporary science, which has as a structuring characteristic the interest bounded to serving the capital and the market. By considering that, the research project "Technoscience and the contemporary professional and technology education", developed in the Federal Institute of Rio Grande do Sul, in Canoas, Brazil, since 2014, has reflected over the ambiguity between the political-pedagogical discourse about the proposals of the Federal Institutes of Education and the directions of the techno-scientific advances that follow the market ethos.

Keywords: Professional and Technology Education. Technoscience. Federal Institutes of Education.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares