O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PROMOTORAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL. BREVE OLHAR PARA O CONTEXTO PAULISTANO

Autores

  • Viviane Rodrigues Fernandez Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo Curso de Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Resumo

Este artigo pretende propor uma breve discussão a respeito do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta para a promoção do letramento digital no contexto do município de São Paulo. Para tal compreensão, utilizou-se a pesquisa documental envolvendo a temática, sobretudo dos documentos oficiais construídos internamente no município e que tratam especificamente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo eles: Portaria 900 de 24 de janeiro de 2014 que dispõe sobre os laboratórios de informática nas Unidades Educacionais e as Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagem para o EJA. Utilizaram-se também estudos já realizados na área como os de Vóvio, Kleiman e Curto, bem como obras de importantes autores como, Freire, Santos, Haddad e Soares. As análises dos referidos documentos apontam que existe, por parte do município, a preocupação de que as TIC sejam utilizadas como ferramenta para a alfabetização e letramento digital, e, além disso, apresenta-se o uso dessas tecnologias como ferramentas de inclusão digital e de constituição do pensar crítico.

Palavras-chave: TIC. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Letramento Digital.

This article intends to propose a brief discussion about the use of Information and Communication Technologies as a tool to promote digital literacy in the context of Sao Paulo. To this understanding, we conducted a documentary research, especially the use of official documents addressed to the Youth and Adult Education (EJA – abbreviation in Portuguese), which are: Decree 900 of 24 January 2014 which establishes the mandatory use of computer labs at Educational Units and Curriculum Guidelines Learning Expectations for the EJA. We also used previous studies in the area such as the ones by Vóvio, Kleiman and Short, as well as the important authors Freire, Santos, Haddad and Soares. The analysis of these documents shows that the municipality is concern that Information and Communication Technologies are used as a tool for literacy and digital literacy and, moreover, believes in the use of these technologies as digital inclusion tools to create critical thinking.

Keywords: ICT. Youth and Adult Education. Literacy. Digital Literacy.

Biografia do Autor

Viviane Rodrigues Fernandez, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo Curso de Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Aluna do curso de Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Professora Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Municipal de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles (FICS). Pós-Graduada em Psicopedagogia na Modalidade de Ensino a Distância pela Centro Universitário Leonardo da Vinci  (UNIASSELVI EAD).

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Publicado

30.09.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares