ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO À LUZ DE MAGDA SOARES

Autores

Resumo

O presente artigo busca estabelecer uma discussão a respeito das práticas de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do município de São Paulo atentando, sobretudo, para os termos em que essa questão se apresenta em alguns documentos oficiais do município. Para tanto, utilizou-se o documento de reorganização da EJA no município, assim como as Orientações Curriculares que tratam da alfabetização e do letramento em confronto com referencial teórico que diz respeito à temática, sobretudo as produções de Magda Soares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que se compromete a investigar em que medida os referidos documentos oficiais presentes no município incentivam práticas de alfabetização e letramento no contexto da EJA. Os resultados apontam que ao menos em termos oficiais a alfabetização e o letramento são tratados enquanto práticas complementares visando o desenvolvimento de sujeitos atuantes na sociedade da informação e do conhecimento.

Palavras-Chave: Alfabetização. Letramento. Educação de Jovens e Adultos.

This article seeks to establish a discussion about the initial reading instruction and literacy practices in adult education (EJA, abbreviation in Portuguese) in the context of São Paulo’s city paying attention, especially, at the terms from which this issue is presented in some official documents of the city. In order to do it, we used the reorganization document of EJA in the city as well as the Curriculum Orientation that addresses the initial reading instruction and literacy in comparison with theoretical reference, especially based on Magda Soares´ work. This is a bibliographic research to investigate to what extent these official documents encourage initial reading instruction and literacy practices in the context of adult education. The results show that, at least in official terms, initial reading instruction and literacy are treated as complementary practices for the development of active subjects in the information and knowledge society.

Keywords: Initial Reading instruction. Literacy. Youth and Adult Education.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Potenza, IFSP

Aluna do curso de Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

Professora da Rede Municipal de São Paulo – SP - Brasil.

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Publicado

31.12.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares