EJA PARA ALÉM DO ANALFABETISMO: MUDANÇAS ESTRUTURAIS

Autores

  • Maria Olivia Nunes dos Santos Nunes

Resumo

O trabalho na sociedade capitalista é um imperativo e no caso brasileiro assume características de urgência quando nele se incorpora a discussão do fenômeno da inclusão prematura do estudante no mundo do trabalho. Desse contexto surge à especificidade do jovem adulto trabalhador: sua identidade é moldada pela experiência de ser trabalhador e pelo acúmulo de saberes de senso comum. Este artigo tem o objetivo principal enfatizar a complexidade da reestruturação produtiva proposta na atualidade e mais especificamente sua relação ao acesso à escolarização de jovens e adultos na perspectiva de atender as necessidades do atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. A metodologia utilizada parte da perspectiva da submissão dos trabalhadores que inseridos na estrutura produtiva geram mudanças sociais dos jovens e adultos (Estado ampliado e disputa pela manutenção da hegemonia). O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica vinculadas aos grupos de pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA), da legislação e das estatísticas oficiais. Nesse trabalho constatou-se que as políticas públicas educacionais recentes têm avançado na geração de oportunidades de escolarização para os jovens e adultos, mas evidenciam também as contradições do Estado que produz as condições para nova dinâmica social, mas que não desvela as incoerências sociais da realidade dos trabalhadores.

Palavras-chave: EJA. Flexibilização do Trabalho. Educação. Analfabetismo Funcional.

Work in capitalist societies is a must and is especially urgent in Brazil when it refers to the premature inclusion of students the world of work. In this context, the specificity of the young adult worker arises through his/her identity being shaped by the experience of being a worker and the common sense knowledge accumulation. This article aims to emphasize the complexity of the restructuring process proposed currently and more specifically its relationship to access to education for youth and adults related to the current stage of capitalism development. The methodology is based on the fact that the workers inserted in the productive structure generate social change for young people and adults (expanded State and struggle for hegemony maintenance). The study was developed through bibliographic research linked to research groups on Youth and Adult Education (EJA), legislation and official statistics. In this study it was found that the recent educational policies have advanced in the generation of educational opportunities for young people and adults, but results also show State contradictions that produce new social dynamics, but that does not reveal the social inconsistencies of the workers´ reality.

Key-words: Education for youth and adults. Work's flexibility. Education. Functional illiteracy.

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Publicado

31.03.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares