ENGENDRANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEXTO SOCIAL: A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Vidal da Mota Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O presente artigo apresenta as Representações Sociais de professores acerca da contribuição da formação política para o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Utilizou-se a abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a 08 professores em atuação nos campi do IFSP, instalados no Vale do Paraíba Paulísta. Os dados foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin e interpretados a partir da teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Verificou-se que, para os professores entrevistados, o DPD é entendido como autodesenvolvimento e que a formação política cumpre um papel fundamental na articulação entre práticas pedagógicas e contexto social, de forma a contribuir com aperfeiçoamento da ação didática do professor e com o processo de Desenvolvimento Profissional desses sujeitos. 

Biografia do Autor

Vidal da Mota, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciado em História pela UFBA, Especialista em Educação pela FAMMETING e Msc em Educação pela UNITAU

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Publicado

31.03.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares