ENGENDRANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEXTO SOCIAL: A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Resumo
O presente artigo apresenta as Representações Sociais de professores acerca da contribuição da formação política para o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Utilizou-se a abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a 08 professores em atuação nos campi do IFSP, instalados no Vale do Paraíba Paulísta. Os dados foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin e interpretados a partir da teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Verificou-se que, para os professores entrevistados, o DPD é entendido como autodesenvolvimento e que a formação política cumpre um papel fundamental na articulação entre práticas pedagógicas e contexto social, de forma a contribuir com aperfeiçoamento da ação didática do professor e com o processo de Desenvolvimento Profissional desses sujeitos.