CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS COM O RECURSO DA PLANILHA

Autores

  • Marcia Elisa Berlikowski Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho investigou as contribuições de uma Unidade de Aprendizagem, para a aplicação de conceitos estatísticos com o uso da planilha. O estudo foi realizado no sexto ano do Ensino fundamental de uma escola da rede municipal na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados caracterizou o perfil da amostra, seus conhecimentos sobre conceitos estatísticos e a sua familiaridade com o computador. Esses dados que foram obtidos por meio de um questionário e de materiais produzidos pelos alunos que foram aplicados no turno inverso de estudo, bem como registros de observações feitos pela pesquisadora. Constatou-se que não houve somente uma evolução no nível de letramento estatístico, como também mudanças positivas na socialização do aluno, de forma individual e em grupo enquanto ser humano.

Biografia do Autor

Marcia Elisa Berlikowski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

31.03.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares