A INTEGRAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL E A MELHORIA DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Autores

  • Flavio Augusto Custodio Instituto Federal de São Paulo - Campus São Carlos http://orcid.org/0000-0002-7926-189X
  • José Henrique de Andrade Instituto Federal de São Paulo (Campus São Carlos)
  • Daúd Saffi Melo Instituto Federal de São Paulo (Campus São Carlos)
  • Tiago Fernando Felipe Instituto Federal de São Paulo (Campus São Carlos)

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é propor melhorias na integração entre os departamentos técnico e comercial em uma empresa de consultoria empresarial. A integração interdepartamental é importante para melhorar a comunicação interna e reduzir os erros sistêmicos que podem ocorrer quando existe falha na integração. O estudo procura compreender estes conceitos e aplicá-los em uma consultoria, justificando a realização do presente estudo. Na consultoria estudada foi possível identificar erros na hora da comercialização dos projetos; na definição das principais dificuldades comerciais para identificar as necessidades dos clientes; e no mapeamento da integração (comunicação e cooperação) entre os departamentos comercial e técnico. Foi possível concluir que a integração contribui para o aumento da motivação, como também no desenvolvimento de um melhor trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Flavio Augusto Custodio, Instituto Federal de São Paulo - Campus São Carlos

Atualmente sou professor substituto da área de Gestão do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Carlos

José Henrique de Andrade, Instituto Federal de São Paulo (Campus São Carlos)

Professor da Área de Gestão do IFSP

Daúd Saffi Melo, Instituto Federal de São Paulo (Campus São Carlos)

Estudante de Graduação do curso de Tecnologia de Processos Gerenciais

Tiago Fernando Felipe, Instituto Federal de São Paulo (Campus São Carlos)

Estudante de Graduação do curso de Tecnologia de Processos Gerenciais

Downloads

Publicado

30.06.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares